Turma de Protetores Ambientais da Melhor Idade visitam Parque Estadual das Araucárias
No último dia 6, a segunda turma de Protetores Ambientais da Melhor Idade de Chapecó – PROA, realizou visita de estudos na área Ambiental Parque Estadual das Araucárias em São Domingos com objetivo de proporcionar aprendizado prático referente a fauna, flora e recursos hídricos. Dentro do parque foram realizadas trilhas acompanhadas pelos instrutores. Na ocasião, o grupo destacou a […]
Publicado em 16/11/2021
Por Unoesc
No último dia 6, a segunda turma de Protetores Ambientais da Melhor Idade de Chapecó – PROA, realizou visita de estudos na área Ambiental Parque Estadual das Araucárias em São Domingos com objetivo de proporcionar aprendizado prático referente a fauna, flora e recursos hídricos.
Dentro do parque foram realizadas trilhas acompanhadas pelos instrutores. Na ocasião, o grupo destacou a presença da Araucária com aproximadamente 600 anos, vista da mata no mirante, identificação do ar puro em árvores, espaço de preservação na região da antiga serraria.
Para a estudante do PROA, Irene Silva Cima, a trilha foi o ápice do aprendizado.
— A mata conservada nos inspirou a refletir do quanto é necessário a conservação do meio ambiente para deixarmos aos nossos descendentes — comenta.
O Sargento Luciano Bergonzzi da Polícia Militar Ambiental e educador do projeto reiterou que a atividade é o momento em que os protetores colocam em prática o que foi ensinado em sala de aula, principalmente em relação a importância das unidades de conservação (UCS) e evolução da recuperação dos locais degradados.
A professora Sandra Maria Toffolo coordenadora do projeto pela Unoesc, destaca a importância das visitas de estudos na ampliação de conhecimentos e efetivação da aprendizagem.
— A maior idade vivenciou por vários períodos de transformações relacionados as questões ambientais, tendo muito a refletir e contribuir para um trabalho social transformador e esse é um dos objetivos do projeto — comenta.
O PROA é um projeto da Polícia Militar Ambiental de Chapecó em parceria com a Unoesc Chapecó, envolvendo idosos do Programa Educação ao Longo da Vida – ELV e da sociedade chapecoense, que visa a formação de fiscalizadores e propagadores de conhecimentos referente as questões ambientais, com intuito de socializar junto à população em geral para uma transformação consciente.
As aulas do PROA acontecem no período vespertino uma vez na semana, na Unoesc e no Batalhão da Polícia Militar Ambiental e visitas a campo, o projeto tem a duração de seis meses. A formatura da segunda turma está prevista para dezembro.
*Texto Sandra Maria Toffolo