Página inicial O que acontece Turma de Protetores Ambientais da Melhor Idade visitam Parque Estadual das Araucárias
Graduação Evento Chapecó

Turma de Protetores Ambientais da Melhor Idade visitam Parque Estadual das Araucárias

No último dia 6, a segunda turma de Protetores Ambientais da Melhor Idade de Chapecó – PROA, realizou visita de estudos na área Ambiental Parque Estadual das Araucárias em São Domingos com objetivo de proporcionar aprendizado prático referente a fauna, flora e recursos hídricos. Dentro do parque foram realizadas trilhas acompanhadas pelos instrutores. Na ocasião, o grupo destacou a […]


No último dia 6, a segunda turma de Protetores Ambientais da Melhor Idade de Chapecó – PROA, realizou visita de estudos na área Ambiental Parque Estadual das Araucárias em São Domingos com objetivo de proporcionar aprendizado prático referente a fauna, flora e recursos hídricos.

Dentro do parque foram realizadas trilhas acompanhadas pelos instrutores. Na ocasião, o grupo destacou a presença da Araucária com aproximadamente 600 anos, vista da mata no mirante, identificação do ar puro em árvores, espaço de preservação na região da antiga serraria.

Para a estudante do PROA,  Irene Silva Cima, a trilha foi o ápice do aprendizado. 

— A mata conservada nos inspirou a refletir do quanto é necessário a conservação do meio ambiente para deixarmos aos nossos descendentes — comenta. 

O Sargento Luciano Bergonzzi da Polícia Militar Ambiental e educador do projeto reiterou que a atividade é o momento em que os protetores colocam em prática o que foi ensinado em sala de aula, principalmente em relação a importância das unidades de conservação (UCS) e evolução da recuperação dos locais degradados.

A professora Sandra Maria Toffolo coordenadora do projeto pela Unoesc, destaca a importância das visitas de estudos na ampliação de conhecimentos e efetivação da aprendizagem.

— A maior idade vivenciou por vários períodos de transformações relacionados as questões ambientais, tendo muito a refletir e contribuir para um trabalho social transformador e esse é um dos objetivos do projeto — comenta.

 O PROA é um projeto da Polícia Militar Ambiental de Chapecó em parceria com a Unoesc Chapecó, envolvendo idosos do Programa Educação ao Longo da Vida – ELV e da sociedade chapecoense, que visa a formação de fiscalizadores e propagadores de conhecimentos referente as questões ambientais, com intuito de socializar junto à população em geral para uma transformação consciente.

As aulas do PROA acontecem no período vespertino uma vez na semana, na Unoesc e no Batalhão da Polícia Militar Ambiental e visitas a campo, o projeto tem a duração de seis meses. A formatura da segunda turma está prevista para dezembro.

 

*Texto Sandra Maria Toffolo  

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.