Página inicial O que acontece Ultramaratona Internacional Yaboty conta com participação de estudantes do Curso de Educação Física da Unoesc
Graduação São Miguel do Oeste

A 13ª edição da Ultramaratona Yaboty, a maior corrida de selva do mundo, contou com a participação de 55 estudantes do Curso de Educação Física da Unoesc São Miguel do Oeste. O evento, organizado pelos argentinos Federico Lausi e Eduardo Allu, pela primeira vez conectou os municípios de Paraíso (Brasil) e San Pedro (Argentina), e contou com mais de 700 atletas percorrendo trajetos desafiadores em meio à selva, trilhas, cachoeiras e montanhas, com provas de 17km, 25km, 35km, 50km e 80km.

Os estudantes, sendo 38 da 4ª fase do curso de Licenciatura e Bacharelado e 17 do programa Universidade Gratuita, participaram da ultramaratona como parte da Atividade Prática de Extensão (APEx), sob a supervisão das professoras Sandra Fachineto, Elis Regina Frigeri e Luciara Nunes Severo. Durante a competição, atuaram como staffs, fornecendo alimentos, água e orientações aos atletas ao longo do percurso.

Para a professora Sandra Fachineto, Coordenadora do Curso de Educação Física, a experiência foi enriquecedora.

— Parcerias como essa são importantes, pois possibilitam que os estudantes tenham vivências com atletas e pessoas de outros países, como a Argentina. Essas vivências complementam os conteúdos acadêmicos, especialmente nas disciplinas de Fisiologia do Exercício e Cinesiologia e Biomecânica, oferecendo uma oportunidade prática para aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula — reforça Sandra.

A estudante do Curso, Ana Cláudia Gayardo, destacou que a Ultramaratona proporcionou um aprendizado prático e enriquecedor para a formação profissional.

— Foi marcante poder participar de um evento esportivo de grande porte, acompanhar de perto a organização e ver a determinação dos atletas. Foi incrível ver a força de vontade de cada atleta, superando desafios e celebrando cada conquista. A diversidade cultural dos participantes foi um ponto alto, com atletas de diferentes idades e etnias, unidos pela paixão pelo esporte. Foi uma vivência prática que certamente nos preparou ainda mais para os desafios da profissão — salienta Ana Cláudia.