UMIC participa de resgate da tradição italiana em Lindóia do Sul
A Universidade da Melhor Idade de Chapecó – UMIC Especialização, participou do Filó em Lindóia do Sul, fez uma viagem no tempo. Durante o espetáculo a associação de moradores de Lindóia os quais estão envolvidos no projeto de resgate da tradição italiana, contextualizou por meio do teatro, da música e da dança de que forma […]
Publicado em 07/12/2017
Por Unoesc
A Universidade da Melhor Idade de Chapecó – UMIC Especialização, participou do Filó em Lindóia do Sul, fez uma viagem no tempo. Durante o espetáculo a associação de moradores de Lindóia os quais estão envolvidos no projeto de resgate da tradição italiana, contextualizou por meio do teatro, da música e da dança de que forma os imigrantes italianos viviam na Itália, o que os trouxe para o Brasil, como foi o trajeto de lá para cá, como desbravaram a região sul, as dificuldades encontradas, os instrumentos que utilizavam para auxiliar na lida, a cultura, culinária, religião, o que faziam quando se reuniam e o porquê das famílias tão numerosas.
De acordo com a coordenadora da UMIC, Sandra Toffolo o momento foi valoroso, para que fosse possível perceber o quanto foi sofrido para os antepassados, as dificuldades foram imensuráveis e para que pudessem superar até mesmo a fome, se apegavam a Deus.
— História emocionante contada com muita, mas muita alegria, contagiando a todos os visitantes que após puderam degustar da culinária que os italianos faziam e que chamavam de comida pobre, ou seja, simples e rápida, como a polenta, fortaia, galinhada, radichi coti, salame, minestra entre outras. Para beber, vinhos, suco de uva e de laranja. Para todos os visitantes um verdadeiro banquete regado de muita alegria — comenta Sandra Toffolo.
A Universidade da melhor Idade de Chapecó – UMIC, projeto parceiro entre Prefeitura de Chapecó e Unoesc pela Secretaria de Assistência Social – SEASC desde 2011, busca envolver os idosos nas mais diversas atividades para que possam ampliar e trocar conhecimentos e sentirem-se valorizados e pertencentes a uma sociedade a qual podem muito contribuir.
*Texto Unoesc Chapecó