Página inicial O que acontece UniTalk impulsiona cultura de inovação e empreendedorismo na Unoesc São Miguel
Notícia Evento Inovação São Miguel do Oeste

UniTalk impulsiona cultura de inovação e empreendedorismo na Unoesc São Miguel

A Unoesc São Miguel do Oeste reafirma seu compromisso com a inovação e o empreendedorismo, ao sediar o evento “UniTalk – Insights para uma Carreira de Sucesso”, promovido pela parceria entre a Unoesc e a Unicredi. Alinhado às diretrizes da instituição, que visam fomentar a cultura do empreendedorismo inovador e do intraempreendedorismo, o evento foi uma grande oportunidade para os estudantes se prepararem para os desafios do mercado de trabalho.

A Universidade, em seu Plano de Desenvolvimento Institucional, destaca a importância de formar profissionais capacitados para ingressar no mundo do trabalho e do empreendedorismo. Nesse contexto, como destaca a Diretora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, professora Eliandra Mirlei Rossi, eventos como o UniTalk desempenham um papel crucial ao oferecer aos alunos momentos que contribuem para sua formação como profissionais inovadores, com uma visão crítica e reflexiva, capaz de acompanhar os avanços científico-tecnológicos e contribuir para o desenvolvimento da sociedade local e regional.

Em seu discurso, Eliandra enfatizou que a Universidade não é apenas um local de aquisição de conhecimento, mas um espaço para desenvolver competências e aprender a pensar de forma crítica e criativa. A Diretora ressaltou ainda a necessidade de os estudantes estarem preparados para enfrentar os desafios de um mercado em constante transformação, destacando que o sucesso é fruto de trabalho árduo, persistência e aprendizado contínuo.

— Atualmente, vivemos em uma era de inovação constante; as tecnologias evoluem rapidamente, e novas oportunidades surgem a cada dia. Contudo, com tanta inovação, a concorrência também é maior. Portanto, é essencial que estejam preparados, que tenham uma base sólida de conhecimento — reforça Eliandra.

O UniTalk trouxe uma roda de conversa mediada pelo jornalista e analista de marketing na Unicred, Rafael Bressan. O evento contou com a participação de renomados profissionais que compartilharam suas trajetórias e experiências no mundo dos negócios, proporcionando aos estudantes insights valiosos sobre como construir uma carreira de sucesso. Entre os convidados estavam:

• Sandra Caron: Empreendedora, mentora de líderes e gestora de clínicas e consultórios médicos pelo Grupo Sandra Caron.
  • Juares dos Santos Junior: Empreendedor e gestor do Grupo Swell, Presidente da CDL São Miguel do Oeste, Presidente do Conselho das Entidades de São Miguel do Oeste, e Conselheiro Estadual do SPC/SC. Graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios pela Unoesc.
  • Mauani Medeiros: Gerente de Investimentos na Unicred, graduada em Administração, com MBA em Finanças, Investimentos e Banking, e membra da Associação Brasileira de Educadores Financeiros.

Para o gerente da agência Unicred, Daniel Wolhmuth, a parceria foi muito gratificante.

— Enquanto instituição financeira cooperativa, entendemos que é a nossa missão levar conhecimento para a universidade e a comunidade em geral. E quando a gente encontra instituições com o mesmo propósito, como a Unoesc, ficamos muito felizes e aceitamos o desafio na hora. Empreendedorismo e gestão financeira são assuntos que deveriam estar presentes em todos os cursos. Foi uma noite incrível; ver os alunos interessados, participando, foi muito gratificante. Só temos a agradecer a Unoesc, ao Vice-Reitor Vitor Carlos D’Agostini, ao professor Eduardo Ottobelli Chielle e a professora Eliandra Mirlei Rossi, que abriram as portas da Universidade, e aos nossos convidados, Mauani Medeiros, Sandra Caron e Juares dos Santos Junior, que entregaram seus conhecimentos e vivências — reforça Wolhmuth.