Uniti celebra Semana Nacional do Idoso
Para marcar semana Nacional do Idoso, o programa Universidade da Terceira Idade (Uniti), da Unoesc Videira, realizou uma série de atividades entre os dias 25 e 30 de setembro. Dentre elas, destacam-se uma viagem a um hotel em Piratuba, para uma aula de turismo, onde divididos em grupos passaram um dia divertido com muita integração, […]
Publicado em 11/10/2016
Por Unoesc
Para marcar semana Nacional do Idoso, o programa Universidade da Terceira Idade (Uniti), da Unoesc Videira, realizou uma série de atividades entre os dias 25 e 30 de setembro. Dentre elas, destacam-se uma viagem a um hotel em Piratuba, para uma aula de turismo, onde divididos em grupos passaram um dia divertido com muita integração, repasse de conhecimentos, momentos de lazer e diversão, entre acadêmicos e professores. Também foram realizadas oficinas com temas diversos e outras ações para celebrar a semana.
— O que se percebe é uma busca de novos conhecimentos, novas relações sociais, autonomia e qualidade de vida entre homens e mulheres que já possuem um “acúmulo de juventude” como costumamos afirmar na Uniti de Videira. A leveza da alma, a alegria e os abraços amigos estão sempre presente nas aulas desenvolvidas em diferentes espaços e momentos — afirma a professora Magali Beatriz Augusto, coordenadora do programa.
Em Videira, explica Magali, o programa conta com 82 alunos a partir dos 55 anos de idade, os quais frequentam semanalmente as aulas, sempre às quartas-feiras, à tarde. O Uniti é um programa de extensão vinculado ao curso de Pedagogia, privilegiando a autodescoberta, permitindo experiências de aprendizagens, incentivando os idosos ao exercício pleno da autonomia, da autogestão, da criatividade e da solidariedade.
Durante as aulas, são desenvolvidos trabalhos que objetivam a conscientização do processo de envelhecimento com qualidade de vida, a conquista e a manutenção de uma vida com independência e autonomia. Abordam-se assuntos de interesses diversos, em palestras, debates, seminários e atividades de turismo. O curso tem um total de 288 horas, desenvolvidas em quatro semestres. Os temas a serem trabalhados abordam saúde, qualidade de vida, sexualidade, autoestima, espiritualidade, cultura geral, artes, literatura, meio ambiente, língua estrangeira, informática e o uso das tecnologias, expressão corporal e turismo. Os acadêmicos e acadêmicas receberam pastas e camisetas personalizadas, para valorização desta nova etapa de suas vidas num espaço universitário.
Para 2017, haverá nova turma e já há interessados na fila de espera e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (49) 3533-4425, na coordenadoria de Extensão.