Uniti em Videira retoma atividades do segundo semestre
Com a apresentação do grupo de flautas, do departamento de Cultura da prefeitura de Videira, a Unoesc recebeu na quarta-feira, 16, os acadêmicos que frequentam a Universidade da Terceira Idade (Uniti). O programa que iniciou em 2015, conta atualmente, com 5 turmas e 170 alunos participantes. A aula inaugural ficou a cargo do professor Ivory Kreutzer, com […]
Publicado em 24/08/2017
Por Unoesc
Com a apresentação do grupo de flautas, do departamento de Cultura da prefeitura de Videira, a Unoesc recebeu na quarta-feira, 16, os acadêmicos que frequentam a Universidade da Terceira Idade (Uniti). O programa que iniciou em 2015, conta atualmente, com 5 turmas e 170 alunos participantes.
A aula inaugural ficou a cargo do professor Ivory Kreutzer, com a temática De onde eles vieram e quem somos nós?, como forma de valorizar a identidade histórica e cultural do povo brasileiro em sua diversidade. O primeiro encontro contou ainda, com a presença do diretor da Pesquisa e Extensão e Pós-Graduação professor Sidnei Grigolo, da coordenadora da Uniti professora Magali Beatriz Augusto e professores que atuam no curso.
Projeto de extensão
A coordenadora do programa explica que a Universidade Aberta da Maturidade na Unoesc, denominada de UNITI, é um projeto de Extensão vinculado à Diretoria de Pesquisa e Extensão e Pós-Graduação e ao curso de Pedagogia da Unoesc Videira e tem como diretriz, valorizar socialmente homens e mulheres que atingiram idade acima de 50 anos.
— O objetivo principal é tirar as pessoas que atingiram a idade da maturidade do isolamento, propiciar-lhes saúde, energia e interesse pela vida, modificando sua imagem perante à sociedade. Ao mesmo tempo, queremos possibilitar a interação entre a Universidade e a Comunidade, cumprindo com nosso papel no desenvolvimento local e regional — garante Magali.
O programa tem duração de 4 semestres, com 288 horas aulas, sem exigência de comprovação de escolaridade. As aulas e demais atividades são realizadas todas as quartas-feiras, no período vespertino, tendo como diferencial o oferecimento de oficinas diversificadas, em horários alternativos, cursos de espanhol, italiano e informática básica.
O currículo, afirma a professora Magali Beatriz Augusto possui componentes que envolve conhecimentos voltados às diversas áreas, com atividades educativas, como a Inclusão Digital, Direito do Idoso, Saúde, Atividades Corporais, Meio Ambiente, Gerontologia, Artes, Cultura e Turismo.
— São atividades de aprendizagem, lazer e manutenção da autoestima, objetivando estimular a plena vivência da cidadania, valorizando a atual etapa de vida e os conhecimentos por eles acumulados, buscando garantir que se sintam realizados, tenham qualidade de vida, alegrias e conquistas — ressalta a coordenadora.
Ela explica que as viagens de turismo cultural já se encontram organizadas, além do intercâmbio com a Universidad de Congreso de Mendonza, na Argentina, onde acadêmicas de Videira estarão participando, durante 10 dias, de cursos relacionados à cultura e à língua espanhola, no Programa de Mobilidade Acadêmica – Módulo Internacional UNITI – Mendonza/Argentina.
— Tendo em vista as alterações na dinâmica populacional do Brasil e do mundo, as questões da terceira idade merecem ser vistas de forma mais relevante, e a Universidade da Terceira Idade tem um papel fundamental nesse processo — afirma Magali.