Uniti retoma atividades em Videira
De forma alegre e descontraída. Foi assim a retomada na quarta-feira, 14, do programa Universidade da Terceira Idade (Uniti) da Unoesc Videira. Apresentação do “Projeto Músicos do Contestado” de Caçador, palestra com o jornalista e comunicador Jairo Neto, e participação da vice-prefeita Claudete Vavasssori, marcaram o início do ano letivo para dezenas de participantes, alguns […]
Publicado em 19/04/2022
Por Unoesc
De forma alegre e descontraída. Foi assim a retomada na quarta-feira, 14, do programa Universidade da Terceira Idade (Uniti) da Unoesc Videira. Apresentação do “Projeto Músicos do Contestado” de Caçador, palestra com o jornalista e comunicador Jairo Neto, e participação da vice-prefeita Claudete Vavasssori, marcaram o início do ano letivo para dezenas de participantes, alguns que vieram pela primeira vez, e outros que já frequentam as atividades há alguns anos.
Durante a aula inaugural, a diretora-geral da Unoesc Videira, Carla Fabiana Cazela, deu as boas-vindas ao grupo de estudantes, e exemplificou o significado para a Universidade poder contar com um grupo formado por pessoas, que hoje estão na terceira idade, e que trazem larga experiência de vida e conhecimentos, os quais são socializados e compartilhados com os demais colegas em sala de aula.
Já a vice-prefeita Claudete Vavassori, procurou destacar o papel da mulher na sociedade, e a conquista cada vez maior de espaços que tradicionalmente eram ocupados pelos homens. Ela também apresentou as políticas públicas e programas, mantidos pelo poder público, em favor da saúde e bem-estar do público idoso.
Ainda durante a tarde, o público presente pode contar com o testemunho de José Francisco Malmann, delegado aposentado da Polícia Federal, hoje com 73 anos de idade e uma vida muito ativa.
Gaúcho de Porto Alegre, Malmann foi secretário de Segurança Pública no Governo de Yeda Crusius, no Rio Grande do Sul, superintendente da Polícia Federal, onde atuou em vários estados brasileiros, sendo também um dos criadores da Lei Seca, que proíbe o consumo de bebida alcóolica para motoristas quando estiveram na direção dos veículos.
Em seu depoimento durante a palestra ministrada por Jairo Neto, ele contou sua experiência de vida, agora na aposentadoria, e aonde busca inspiração para manter uma vida muito ativa.
Para a professora Magali Beatriz Augusto, coordenadora Uniti, instituído pela Unoesc há vários anos, oferece aos participantes, homens e mulheres, oportunidades de aprofundar conhecimentos que agregam valores para melhorar a sua qualidade de vida, e envelhecimento saudável. Além de oportunizar espaços para prática de esportes, dança, atividades culturais e ampliação do conhecimento de mundo.
— Pessoas com idade igual ou superior a 50 anos de idade que saibam ler e escrever, sem a necessidade de apresentar comprovação de escolaridade, formam nosso público-alvo — garantiu Magali.
Ela afirma que o programa oferece ainda várias atividades educativas, que se constituem num espaço de exercício e construção de diálogos entre os participantes e a comunidade acadêmica, fornecendo alegria, bem-estar e a autonomia na maturidade.
Apresentação cultural
Durante a aula inaugural, o público teve a oportunidade de prestigiar e saborear a boa música, por meio do “Projeto Músicos do Contestado”, que conta atualmente com 663 alunos em processo de musicalização em sala de aula, por meio da Flauta Doce com os professores Victor Siqueira Bilhar, Julia Albuquerque e Matheus Constantini.
No período noturno é trabalhado com mais de 50 alunos na formação da Banda Sinfônica, regida pelo maestro e coordenador Marcos Paulo Arcari, totalizando 700 alunos divididos em três escolas da rede municipal de Caçador: Tabajara, Esperança e Maria Luiza Barboza.
O projeto é desenvolvido pela lei de incentivo à cultura sem custos para os alunos, e conta com o apoio de várias empresas do município de Caçador e Videira, e do 15° Batalhão da Polícia Militar de Caçador.