Universidade da Melhor Idade de Chapecó comemora 11 anos de história
Resultado de uma parceria entre a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e a Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Assistência Social, a Universidade da Melhor Idade (UMIC) chega ao seu 11º aniversário. Na Unoesc, a UMIC integra o Programa Educação ao Longo da Vida (ELV) e já formou aproximadamente 500 idosos, […]
Publicado em 29/11/2022
Por Unoesc
Resultado de uma parceria entre a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e a Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Assistência Social, a Universidade da Melhor Idade (UMIC) chega ao seu 11º aniversário. Na Unoesc, a UMIC integra o Programa Educação ao Longo da Vida (ELV) e já formou aproximadamente 500 idosos, envolvendo mais de 80 mil participantes em atividades curriculares e extracurriculares ofertadas pela Instituição e entidades parceiras.
O projeto é motivo de orgulho institucional e referência no Brasil e no mundo, na promoção de vivências e aprendizados sobre direitos, tecnologias, convivência intergeracional e biopsicossocial, saúde e qualidade de vida, cidadania, cultura, esporte e lazer. A importância da UMIC reflete dentro e fora da Universidade, por meio da valorização do idoso, desenvolvimento de pesquisas, publicações, atividades vinculadas aos cursos de Graduação, Mestrados e Doutorados, participação em eventos, viagens de estudo, aprendizado de línguas, educação ambiental, participação de coral, seminários, workshops, palestras, jornada, exposições, apresentações, lives, atividades esportivas, semanas de conhecimento e outros.
— Participar das aulas da UMIC foi muito importante e gratificante, pois, além do aprendizado, nos proporcionou novas amizades. Somos gratos pela oportunidade — ressaltam Ilma e José Krantz.
— Temos muito o que ofertar e aprender com esse público que nos desafia com seus conhecimentos, disponibilidade, energia de viver e sede de aprender. Além das atividades regulares, a estrutura e serviços prestados pela Unoesc permitem auxiliar os idosos em outras necessidades, por meio do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), Serviço de Atendimento Psicológico (SAP) e Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) — destaca a coordenadora do programa, professora Sandra Maria Toffolo.
No presente contexto, em que o envelhecimento populacional é uma realidade, a necessidade de assistência é fundamental, especialmente no acesso à saúde, conhecimento e inclusão social. O Plano Municipal de Assistência Social 2022-2025 aponta para políticas públicas, metas e estratégias capazes de garantir o financiamento e a continuidade das ofertas socioassistenciais, especialmente ao público idoso. Aponta também para o aumento da expectativa de vida da população e para os desafios dos governos em garantir a proteção social, para que as pessoas envelheçam de forma ativa, digna e saudável.
— Nos orgulhamos de contar, por onde passamos, que em Chapecó temos a UMIC, a Cidade do Idoso e outras políticas de atenção ao idoso. Portanto, precisamos olhar com carinho para o futuro e garantir que este projeto continue dando frutos. A Unoesc tem total interesse em estreitar os laços, se aproximar da comunidade e abraçar parcerias e causas que promovam a formação humana e o desenvolvimento regional — enaltece o diretor acadêmico da Unoesc Chapecó, professor Celso Paulo Costa.
— A Unoesc é parceira de longa data neste projeto, que começou ainda no meu primeiro mandato, em 2008, com uma pesquisa. Em 2010, ele foi oficializado e teve continuidade com meu vice e sucessor, José Cláudio Caramori. O tempo passou e estamos aqui de novo para compartilhar a alegria dos formandos e familiares. A missão do governo é promover o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, da criança ao idoso — enfatiza o prefeito de Chapecó, João Rodrigues.
Texto: Diretoria Acadêmica da Unoesc Chapecó.