Unoesc amplia adesão ao Movimento Nacional ODS Santa Catarina
Publicado em 04/12/2024
Por Imprensa Unoesc
A Unoesc reforçou seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), tornando-se signatária do “Movimento ODS SC” em todos os seus campi. Desde 2018, Chapecó já era signatária, agora Joaçaba, São Miguel do Oeste, Xanxerê e Videira também passam a integrar formalmente a iniciativa.
O Nacional ODS Santa Catarina reúne voluntários, organizações e pessoas de diversas áreas, unidas por princípios apartidários, plurais e ecumênicos. Seu objetivo é engajar a sociedade na implementação de práticas alinhadas aos 18 ODS da ONU, promovendo ações que gerem impacto positivo nas comunidades.
De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, professor Kurt Schneider, as ações de sustentabilidade implementadas na Universidade buscam adotar uma dinâmica curricular interdisciplinar e transdisciplinar, nas quais se articulam os conhecimentos relacionados à política de sustentabilidade; possibilitar momentos para discussão do tema; fortalecer os projetos e as ações de responsabilidade social; atender às demandas sociais e educacionais advindas da comunidade regional; envolver professores e estudantes nas questões sociais, ambientais, políticas, econômicas e culturais da comunidade regional; oferecer estrutura para o desenvolvimento de ambiência para a criatividade, a interação e a construção de ideias e práticas inovadoras que possam contribuir com a temática; desenvolver novos programas e projetos integrados que resultem em práticas e ações voltadas à agenda global 2030.
— Com essa adesão ampliada, a Unoesc reforça seu compromisso em integrar a sustentabilidade e os ODS em suas atividades acadêmicas, projetos de extensão e iniciativas comunitárias, fortalecendo o papel da educação na transformação social — afirmou o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, professor Kurt Schneider.