Unoesc auxilia estudantes a fazer escolha profissional durante Feira das Profissões
A Unoesc participou, na quinta-feira (6), da Feira das Profissões da Escola Nossa Senhora da Salete de Maravilha. Centenas de alunos da escola tiveram a oportunidade de participar da palestra sobre escolha profissional com a professora da Unoesc e psicóloga, doutora Aline Bogoni Costa. Durante a palestra, a professora destacou que o processo de escolha […]
Publicado em 13/10/2016
Por Unoesc
A Unoesc participou, na quinta-feira (6), da Feira das Profissões da Escola Nossa Senhora da Salete de Maravilha. Centenas de alunos da escola tiveram a oportunidade de participar da palestra sobre escolha profissional com a professora da Unoesc e psicóloga, doutora Aline Bogoni Costa. Durante a palestra, a professora destacou que o processo de escolha envolve pais, família, amigos e o meio sociocultural.
— Pesquisas apontam que 60% dos jovens escolhem, em primeiro lugar, a profissão que melhor remunera. Entretanto, fazer o que gosta também é importante para conquistar o sucesso e ser um bom profissional — salientou a professora.
A estudante Gabriela Land, de 17 anos, participou da palestra para ter certeza que tinha feito a escolha certa para o seu futuro.
— A palestra fez com que eu tivesse mais segurança em optar pela profissão de arquiteta e urbanista — comenta a estudante, que pretende ingressar na universidade no próximo ano.
Além da palestra, os alunos da escola também puderam conhecer os mais de 20 cursos oferecidos pela Unoesc. Professores e acadêmicos de Psicologia aplicaram testes vocacionais com os estudantes. Os participantes da Feira puderam fazer testes de bioimpedância e de flexibilidade com o curso de Educação Física. A brinquedoteca e os trabalhos de Pedagogia também estiveram em exposição. Administração e Direito estiveram presentes para falar sobre a atuação desses profissionais no mercado de trabalho.
Na área da Saúde, o curso de Fisioterapia mostrou alguns materiais de trabalho do fisioterapeuta e as peças anatômicas, utilizadas durante as aulas. Farmácia expôs os cosméticos produzidos por acadêmicos e professores. Quem tem interesse em trabalhar na área de saúde animal, pôde conhecer esqueletos e órgãos de diversos animais de Medicina Veterinária.
Engenharia de Alimentos também esteve presente com os produtos produzidos por acadêmicos e professores. Os alunos interessados em cursar Agronomia puderam conhecer a coleção de insetos, como é feita a análise do solo, equipamentos de topografia, além de visualizar no microscópio o tecido vegetal, bactérias e fungos.
Para quem gosta de colocar a criatividade em prática, o curso de Design mostrou as inúmeras possibilidades que o designer tem para projetar novos produtos e desenvolver objetos, embalagens, marcas, entre outros. Já o curso de Ciência da Computação mostrou as diversas possibilidades que a tecnologia oferece, a partir da exposição de trabalhos com arduino e hologramas, realidade aumentada, ferramenta para monitoramento de bovinos e automação de salas.
Sobre a Feira
A diretora da Escola Nossa Senhora da Salete, Lucirlene Pertuzatti de Lemes, ressalta que, durante a Feira das Profissões, os estudantes puderam tirar dúvidas e ter contato com o ambiente universitário.
— A Feira faz com que os alunos se familiarizem com cada área e tirem suas dúvidas antes de decidir a sua profissão —, frisa a diretora.
Para a professora da Unoesc Maravilha, Dilva Benvenutti, ver que os adolescentes têm interesse em continuar os estudos é gratificante.
— Este é um trabalho que permite estreitar laços com a gestão escolar, professores, alunos e pais, podendo dialogar sobre a escolha da profissão e a possibilidade de continuidade dos estudos — finaliza a professora.