Unoesc busca apoio para viabilizar projeto social
Cumprindo o seu papel de apoiar projetos que visem o desenvolvimento educacional e que incentivem novas práticas de ensino e intervenção social, a Unoesc Joaçaba busca parceiros para colocar em prática o projeto de inclusão social “Música na escola: o som da MPB na ditadura militar”, aprovado pelo Ministério da Cultura. Segundo afirmou a […]
Publicado em 06/02/2015
Por Unoesc
Cumprindo o seu papel de apoiar projetos que visem o desenvolvimento educacional e que incentivem novas práticas de ensino e intervenção social, a Unoesc Joaçaba busca parceiros para colocar em prática o projeto de inclusão social “Música na escola: o som da MPB na ditadura militar”, aprovado pelo Ministério da Cultura.
Segundo afirmou a diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do campus, professora Jessica Romeiro Mota, para sair do papel, o projeto conta com o apoio de empresas e pessoas físicas na contribuição através do imposto de renda.
— Trata-se de uma contribuição onde o Governo abre mão de parte dos impostos para que possam ser investidos em projetos culturais que de alguma forma colaborem com a comunidade — disse.
A captação dos recursos para o projeto, através da Lei Rouanet já está acontecendo. Os agentes incentivadores que apoiarem poderão ter o total do valor desembolsado abatido no imposto de renda – empresas até 4% do imposto devido e pessoas físicas até 6%, conforme percentuais permitidos pela legislação tributária.
— O incentivo é uma forma de contribuir para a cultura, sem alterar o valor a pagar ou a restituir do Imposto de Renda — enfatizou Jéssica.
O projeto
O projeto “Música na escola: o som da MPB na ditadura militar” consiste na disponibilização de oficina de canto, artes cênicas e instrumentos aos alunos do 5º, 6º e 7º ano da Escola Municipal Rotary Fritz Lucht. Com isso, a intenção é proporcionar o desenvolvimento da criança tanto na parte cognitiva quanto no âmbito escolar, a fim de potencializar sua imaginação, linguagem, atenção, memória e ainda contribuir de forma eficaz no processo de ensino-aprendizagem.
O tema proposto ao projeto fará ainda uma integração entre as artes e o conhecimento da história política vivida nos tempos da ditadura miliar, tornando o aluno construtor do seu próprio conhecimento. A duração deste projeto tem previsão de dois anos.