Página inicial O que acontece Unoesc busca, em Brasília, a implantação de novos Cursos em São Miguel do Oeste
Graduação Geral Joaçaba

Unoesc busca, em Brasília, a implantação de novos Cursos em São Miguel do Oeste

O Reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon, esteve em Brasília nesta semana do dia 2 a 4 cumprindo vários compromissos que visavam a solução de alguns problemas da Universidade do Oeste de Santa Catarina e encaminhando a possibilidade de autorização de novos cursos importantes para a Unoesc São Miguel do Oeste. O primeiro compromisso foi o […]


O Reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon, esteve em Brasília nesta semana do dia 2 a 4 cumprindo vários compromissos que visavam a solução de alguns problemas da Universidade do Oeste de Santa Catarina e encaminhando a possibilidade de autorização de novos cursos importantes para a Unoesc São Miguel do Oeste.

O primeiro compromisso foi o encaminhamento do pedido da criação do curso de Medicina para a Unoesc em São Miguel do Oeste. Sob a liderança do Deputado Federal Darci de Matos, vários prefeitos dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina, numa comitiva formada pelo prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan e o Reitor da Unoesc estiveram numa audiência com o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, apresentando a reivindicação, com diversos dados, para autorização de abertura do curso de Medicina para aquela importante região. Discutiu-se sobre o Decreto ainda emitido pelo governo de Michel Temer, proibindo a instalação de novos cursos de Medicina em todo o País, por um período de cinco anos.

Durante a conversa sobre o assunto, o ministro afirmou sobre as dificuldades momentâneas para revogação da moratória, mostrou a necessidade de em 2020 intensificar a prova “Revalida”, para os que se formaram no exterior e que, no momento, tem dificuldade de mudar as regras estabelecidas para criação de novos cursos de Medicina, inclusive, de ampliação de vagas. Todavia, sugeriu que a Unoesc inicie a organização do projeto.

O professor Cimadon também participou de uma audiência com a deputada Dorinha, para alinhar redação à lei complementar que trata das instituições filantrópicas, e de uma importante reunião, com ajuda do Senador Jorginho Melo e do Conselheiro do Conselho Nacional, Educardo Dechamps, numa audiência com o Conselheiro Joaquim Neto, relator do recurso para implantar o curso de Odontologia na Unoesc São Miguel do Oeste. 

O pedido do curso de Odontologia foi indeferido pela Seres e está em recurso no Conselho Nacional. Mostraram que o indeferimento da Seres foi equivocado, injusto e se baseou num quesito que hoje está satisfeito: quando a comissão avaliou in loco constatou que um laboratório não estava montado, mas os equipamentos comprados e notas anexadas ao processo. Por isso a Seres impugnou. O Conselheiro Joaquim entendeu e encaminhou a relatoria para o mês de janeiro/2020.  

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.