Unoesc Campos Novos lança turma de Mestrado em Sanidade e Produção Animal e inaugura laboratório de reprodução bovina
Publicado em 12/11/2024
Por Imprensa Unoesc
Na segunda-feira (11), a Unoesc Campos Novos realizou o lançamento de uma turma, em regime especial, do Mestrado em Produção Animal e a inauguração do Laboratório de Reprodução Bovina. A solenidade aconteceu no anfiteatro da Universidade e reuniu comunidade acadêmica, representantes do Poder Público, de entidades, empresários, comunidade em geral e imprensa.
A oferta do mestrado em Campos Novos é uma resposta estratégica às necessidades do agronegócio, que busca profissionais qualificados e capazes de implementar soluções inovadoras, promover a saúde animal e garantir a sustentabilidade da produção, contribuindo diretamente para o avanço do setor e para a saúde pública. As inscrições estão abertas no site da Universidade.
— O primeiro lote de inscrições vai até o dia 2 de dezembro. As aulas serão ofertadas semanalmente ou quinzenalmente a depender da disciplina, de forma presencial nas sextas-feiras, no período noturno, e no sábado, manhã e tarde. É uma grande chance para qualificar-se em uma área que abre muitas oportunidades, uma vez que Campos Novos é uma potência no agronegócio — afirmou a professora Lilian Kolling Girardini.
O Laboratório de Reprodução Bovina está localizado no térreo do Bloco 3 do setor de Medicina Veterinária na Unoesc Campos Novos. É especializado em reprodução assistida de animais, com ênfase em produção in vitro de embriões (PIVE) bovinos, fundamental para a elevação da qualidade genética dos animais, eficiência reprodutiva e inovação e desenvolvimento do agronegócio regional. Conta com uma metragem de 100,74 m², com equipamentos de alta tecnologia. Aguarda-se a liberação do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para iniciar as operações comerciais atendendo os produtores.
— Além da produção de embriões in vitro, o laboratório realiza também o congelamento de embriões. Em breve, com a adequação do Laboratório de Biologia Molecular, serão oferecidos os serviços de sexagem de embriões, genotipagem, análise de paternidade e análises genômicas. Além disso, atividades externas ao laboratório como aspiração folicular (OPU), transferência de embriões em tempo fixo (TETF), diagnóstico e sexagem gestacional também serão brevemente oferecidas — explicou o coordenador do laboratório, professor Fabio José Gomes Bertipaglia.
A implantação do Laboratório de Reprodução Bovina teve início em 2022, por meio da articulação do então reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon, com o apoio da Copercampos, da Prefeitura Municipal de Campos Novos, da Secretaria da Agricultura do Estado, do Sindicato Rural de Campos Novos, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), por meio do presidente José Zeferino Pedroso, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado Santa Catarina (Fapesc) e do Ministério da Ciência e Tecnologia.
— Nós estamos muito felizes em poder expandir os horizontes para o Stricto Sensu, aqui em Campos Novos, dando a possibilidade de os estudantes terem um curso de alta formação, de aprofundamento científico, que com certeza vai contribuir não só para a vida profissional como para a integração com o mercado de trabalho. Do mesmo modo, felizes pela inauguração do nosso laboratório, que vem com o propósito de ser uma alternativa de melhoramento genético ao alcance dos produtores de nossa região, além de possibilitar o estudo quanto à reprodução animal — destacou o reitor da Unoesc, professor Ricardo Antonio De Marco.