Página inicial O que acontece Unoesc Campos Novos lança turma de Mestrado em Sanidade e Produção Animal e inaugura laboratório de reprodução bovina
Graduação Campos Novos

Unoesc Campos Novos lança turma de Mestrado em Sanidade e Produção Animal e inaugura laboratório de reprodução bovina


Na segunda-feira (11), a Unoesc Campos Novos realizou o lançamento de uma turma, em regime especial, do Mestrado em Produção Animal e a inauguração do Laboratório de Reprodução Bovina. A solenidade aconteceu no anfiteatro da Universidade e reuniu comunidade acadêmica, representantes do Poder Público, de entidades, empresários, comunidade em geral e imprensa.

A oferta do mestrado em Campos Novos é uma resposta estratégica às necessidades do agronegócio, que busca profissionais qualificados e capazes de implementar soluções inovadoras, promover a saúde animal e garantir a sustentabilidade da produção, contribuindo diretamente para o avanço do setor e para a saúde pública. As inscrições estão abertas no site da Universidade.

— O primeiro lote de inscrições vai até o dia 2 de dezembro. As aulas serão ofertadas semanalmente ou quinzenalmente a depender da disciplina, de forma presencial nas sextas-feiras, no período noturno, e no sábado, manhã e tarde. É uma grande chance para qualificar-se em uma área que abre muitas oportunidades, uma vez que Campos Novos é uma potência no agronegócio — afirmou a professora Lilian Kolling Girardini.

O Laboratório de Reprodução Bovina está localizado no térreo do Bloco 3 do setor de Medicina Veterinária na Unoesc Campos Novos. É especializado em reprodução assistida de animais, com ênfase em produção in vitro de embriões (PIVE) bovinos, fundamental para a elevação da qualidade genética dos animais, eficiência reprodutiva e inovação e desenvolvimento do agronegócio regional. Conta com uma metragem de 100,74 m², com equipamentos de alta tecnologia. Aguarda-se a liberação do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para iniciar as operações comerciais atendendo os produtores.

— Além da produção de embriões in vitro, o laboratório realiza também o congelamento de embriões. Em breve, com a adequação do Laboratório de Biologia Molecular, serão oferecidos os serviços de sexagem de embriões, genotipagem, análise de paternidade e análises genômicas. Além disso, atividades externas ao laboratório como aspiração folicular (OPU), transferência de embriões em tempo fixo (TETF), diagnóstico e sexagem gestacional também serão brevemente oferecidas — explicou o coordenador do laboratório, professor Fabio José Gomes Bertipaglia.

A implantação do Laboratório de Reprodução Bovina teve início em 2022, por meio da articulação do então reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon, com o apoio da Copercampos, da Prefeitura Municipal de Campos Novos, da Secretaria da Agricultura do Estado, do Sindicato Rural de Campos Novos, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), por meio do presidente José Zeferino Pedroso, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado Santa Catarina (Fapesc) e do Ministério da Ciência e Tecnologia.

— Nós estamos muito felizes em poder expandir os horizontes para o Stricto Sensu, aqui em Campos Novos, dando a possibilidade de os estudantes terem um curso de alta formação, de aprofundamento científico, que com certeza vai contribuir não só para a vida profissional como para a integração com o mercado de trabalho. Do mesmo modo, felizes pela inauguração do nosso laboratório, que vem com o propósito de ser uma alternativa de melhoramento genético ao alcance dos produtores de nossa região, além de possibilitar o estudo quanto à reprodução animal — destacou o reitor da Unoesc, professor Ricardo Antonio De Marco.

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.