Unoesc Chapecó e Hemosc promovem campanha de coleta de sangue
A correria do dia a dia e o tempo dividido entre trabalhar e estudar, geralmente, impedem a acadêmica da quinta fase do curso de Direito da Unoesc Chapecó,Stephani Steffen, de manter uma periodicidade na doação de sangue. Doadora há anos, ela foi uma das pessoas, entre os 79 acadêmicos, professores e técnicos administrativos da Unoesc […]
Publicado em 26/05/2014
Por Unoesc
A correria do dia a dia e o tempo dividido entre trabalhar e estudar, geralmente, impedem a acadêmica da quinta fase do curso de Direito da Unoesc Chapecó,Stephani Steffen, de manter uma periodicidade na doação de sangue. Doadora há anos, ela foi uma das pessoas, entre os 79 acadêmicos, professores e técnicos administrativos da Unoesc Chapecó, que aproveitaram a presença do Hemosc na universidade para fazer a doação.
– Acho que um dos objetivos de uma universidade é colaborar com a sociedade da forma que for possível. Estimular a doação de sangue é uma maneira singela e que atinge muita gente – comentou Stephani.
Nos dois dias que a estrutura do Hemosc esteve instalada na Unoesc Chapecó, foram coletadas 62 bolsas de sangue. De acordo com a coordenadora de captação do Hemosc, Eliana Ribicki, a parceria com a Unoesc possibilita que se consiga obter doadores jovens e saudáveis, que gostariam de ter doado antes, mas em função do trabalho e não conseguem ir até o hemocentro.
– A maioria dos atendidos doou pela primeira vez. Foi possível observar que as informações precisam ser melhor trabalhadas para atingir uma parcela cada vez maior entre os universitários. Esperamos poder contar com a parceria da Unoesc nos próximos semestres – disse.
O diretor de graduação da Unoesc Chapecó, professor Celso Paulo Costa, ressaltou que a instituição tem um papel na formação do acadêmico que vai além de repassar conteúdo técnico e profissional.
– A universidade precisa se preocupar com a formação integral do acadêmico/ cidadão e, por isso, estimular a doação faz com que o estudante perceba sua responsabilidade enquanto cidadão e além de não provocar risco ou prejuízos ao doador, pode salvar a vida do receptor – observou.
Como fazer a doação
Para doar é necessário dirigir-se até o hemocentro de Chapecó com documento oficial de identificação com foto (Identidade, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista, carteira do Conselho Profissional ou Carteira Nacional de Habilitação); estar bem de saúde; ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 67 anos, 11 meses e 29 dias; pesar mais de 50 Kg; não estar em jejum, porém deve-se evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.
Não poderá fazer a doação quem fez cirurgia recentemente; tomou bebida alcoólica em menos de 12 horas; fez endoscopia nos últimos 6 meses; fez tatuagem ou colocou piercing nos últimos 6 meses; teve gripe ou febre nos últimos 7 dias; teve hepatite viral após 11 anos de idade; estiver grávida ou amamentando; usar determinados medicamentos/droga; se teve contato sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses ou não tiver dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação.
O Hemocentro Regional de Chapecó está localizado na rua São Leopoldo, nº 391, no bairro Esplanada.