Unoesc Chapecó ingressa no Projeto Fedora
Os cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Computação da Unoesc Chapecó iniciaram, na última semana, os encontros para ingressar no projeto Fedora. Trata-se de um sistema operacional baseado em Linux. Gratuito, o sistema pode substituir outros sistemas operacionais como o Microsoft Windows™ ou o Mac OS X™, ou ainda ser utilizado paralelamente. O […]
Publicado em 23/10/2014
Por Unoesc
Os cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Computação da Unoesc Chapecó iniciaram, na última semana, os encontros para ingressar no projeto Fedora. Trata-se de um sistema operacional baseado em Linux. Gratuito, o sistema pode substituir outros sistemas operacionais como o Microsoft Windows™ ou o Mac OS X™, ou ainda ser utilizado paralelamente.
O professor Fabio Olivé, responsável pelo projeto na Unoesc, explica que Fedora é o nome de uma comunidade mundial de pessoas que amam, usam e constroem software livre.
— É gratuito, livre e desenvolvido de maneira comunitária, disse lembrando que não são apenas pessoas ligadas à tecnologia que podem contribuir.
— Alguém que tenha habilidade em design, por exemplo, pode sugerir novos layouts para os ícones e aplicativos, ou quem testa o programa pode apontar os defeitos e sugerir melhorias.
No primeiro encontro, após Olivé explicar como o projeto funciona, o egresso do curso de Sistemas de Informação Bruno Roberto Zanuzzo, que já participa do Fedora, expôs sua experiência com o sistema operacional. O coordenador dos cursos, professor Tiago Zonta, explica que, a princípio, a atividade iniciou como parte integrante da disciplina de Sistemas Operacionais, porém todos os acadêmicos poderão participar. Zonta observa que os princípios do Fedora são liberdade, recursos, amigos e inovação.
— Estes princípios estão alinhados ao que queremos para a formação dos nossos estudantes, afirmou.
O diretor de graduação da Unoesc Chapecó, professor Celso Paulo Costa, observa que projetos como este estão alinhados ao planejamento estratégico da instituição que visa excelência e qualidade acadêmica.
— É um projeto que estimula a criação e inovação entre acadêmicos e professores, imprimindo um perfil diferenciado no curso e nos profissionais que a academia oferecerá ao mercado, enalteceu.