Unoesc Chapecó promove I Seminário de Socialização de Pesquisas para idosos
Aconteceu em 19 de Novembro na Unoesc Chapecó o I Seminário de Socialização de Pesquisas realizadas com público idoso de Chapecó e do Programa Educação ao Longo da Vida – ELV. No momento se fizeram presentes Lidiane De Cól gerente da gestão do SUAS, representando a Prefeitura Municipal de Chapecó e Secretária de Assistência Social de Chapecó […]
Publicado em 22/11/2019
Por Unoesc
Aconteceu em 19 de Novembro na Unoesc Chapecó o I Seminário de Socialização de Pesquisas realizadas com público idoso de Chapecó e do Programa Educação ao Longo da Vida – ELV. No momento se fizeram presentes Lidiane De Cól gerente da gestão do SUAS, representando a Prefeitura Municipal de Chapecó e Secretária de Assistência Social de Chapecó – SEASC Ulda Baldissera, Diretor de Graduação, Pesquisa, Pós Graduação e Extensão professor Celso Paulo Costa, a Gerente Administrativa Professora Ana Márcia Debiasi, Professora Sandra Maria Toffolo, responsável pelo Programa Educação ao Longo da Vida e coordenadora da Universidade da Melhor Idade de Chapecó – UMIC, professores dos cursos de graduação e acadêmicos envolvidos com as pesquisas.
Com o envolvimento de professores e estudantes dos cursos de Psicologia, Educação Física, Programa de Mestrado em Saúde Unoesc Joaçaba e da Comissão Própria de Avaliação – CPA, o evento iniciou com orientações pela professora Doutora Camília Susana Faler com os temas “O é pesquisa? Como se desenvolve uma pesquisa? Qual sua importância? Quais os resultados esperados?”
As apresentações seguiram com a abordagem das temáticas “Violência contra idoso e as estratégias de enfrentamento pela rede intersetorial”. “Estado depressivo e ocorrência de quedas nos últimos 12 meses em idosos ativos e inativos da UMIC”. “Composição corporal e a terapia hormonal de substituição em mulheres pós-menopáusicas praticantes de exercício físico resistido”. “Aptidão física de idosos praticantes de exercícios físicos”. “Avaliação postural dos alunos da Universidade da Melhor Idade de Chapecó – UMIC. Ginástica postural na UMIC”. “Dermatoglifia: Uma Ferramenta de observação de marcas reditoras da Diabetes Mellitus tipo 2”. “Resultados da Avaliação da Qualidade do Curso da UMIC – 6ª Edição”.
O professor Celso Paulo Costa enfatizou a importância do I Seminário de Socialização de Pesquisas realizadas com público idoso de Chapecó e do Programa Educação ao Longo da Vida, para demonstrar o envolvimento de professores, estudantes e idosos da Unoesc, nas pesquisas aplicadas busca-se soluções a problemas concretos visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Para a professora Sandra Maria Toffolo ter programas e projetos que atendam ao público idoso dentro das suas reais necessidades onde a pesquisa faz-se presente é importante nesse processo, além de promover o desenvolvimento teórico e prático dos acadêmicos pesquisadores, para que ao se formarem possam enfrentar a realidade com conhecimento e naturalidade.
— Para os idosos é importante participar de projetos de pesquisa que demonstram a real intenção no processo de construção de uma sociedade com maior qualidade de vida e feliz, haja visto que é o público que mais cresce e com perspectiva de aumento considerável para os próximos anos — finaliza Sandra Maria Toffolo.
*Texto Sandra Maria Toffolo.