Unoesc Chapecó recebe exibição do documentário Escrevendo a Vida em Mostra de Filmes
Publicado em 14/11/2024
Por Imprensa Unoesc Chapecó
O auditório do bloco S da Unoesc Chapecó foi palco, terça-feira (13), da exibição do documentário “Escrevendo a Vida”, dirigido por Donnovan Ferreira. A obra faz parte da “Mostra de Filmes”, contemplada pela Lei Paulo Gustavo, e propõe uma reflexão sobre o envelhecimento e as mudanças tecnológicas, acompanhando a trajetória de Seu Enor Luiz Tomazelli, de 78 anos, um dos últimos mecanógrafos de Chapecó.
Após a sessão, o público teve a oportunidade de participar de um debate com os realizadores do filme, promovendo uma troca enriquecedora de experiência, em uma etapa importante para o projeto.
— A Unoesc nos acolheu durante as gravações e agora recebe a mostra com muita disposição. Essa parceria ajuda no fomento à cultura, e a gratuidade garante o acesso de toda a comunidade chapecoense — registra o diretor Donnovan Ferreira, sobre a exibição na Universidade.
O documentário se desenrola com a interação entre Seu Enor e uma inteligência artificial, simbolizando as mudanças pelas quais passam as tecnologias e, paralelamente, os seres humanos ao longo da vida. Para Ferreira, a ideia surgiu das conversas com o protagonista, utilizando a máquina de escrever como fio condutor da narrativa.
Cultura e inclusão de idosos na sociedade
“Escrevendo a Vida” conta ainda com a participação da coordenadora da Universidade da Melhor Idade (Univida), professora Kuty Vieira, que assume o papel de atriz no filme. O convite veio por conta do trabalho com os idosos na Unoesc.
— Eu sempre fui apaixonada por esse público, e é gratificante estar também falando sobre eles e levando o nome da Unoesc. Além de eu estar com falas, alguns alunos também aparecem, o que é muito importante para eles. É um evento que nunca imaginamos que seria possível — celebra a coordenadora da Univida.
Produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo, “Escrevendo a Vida” oferece uma contrapartida social com a doação de uma cópia do filme com audiodescrição para a Adevosc Chapecó, associação de deficientes visuais, e uma cópia para a Associazione Archivio Storico Olivetti, na Itália, em agradecimento pelo acesso aos arquivos históricos que contribuíram para a produção do filme.
Com outras sessões gratuitas, a mostra de “Escrevendo a Vida” proporciona ao público chapecoense uma imersão em questões fundamentais sobre o tempo, a inclusão dos idosos e a importância de preservar suas histórias.