Página inicial O que acontece Unoesc Chapecó recebe exibição do documentário Escrevendo a Vida em Mostra de Filmes
Notícia Chapecó

Unoesc Chapecó recebe exibição do documentário Escrevendo a Vida em Mostra de Filmes


O auditório do bloco S da Unoesc Chapecó foi palco, terça-feira (13), da exibição do documentário “Escrevendo a Vida”, dirigido por Donnovan Ferreira. A obra faz parte da “Mostra de Filmes”, contemplada pela Lei Paulo Gustavo, e propõe uma reflexão sobre o envelhecimento e as mudanças tecnológicas, acompanhando a trajetória de Seu Enor Luiz Tomazelli, de 78 anos, um dos últimos mecanógrafos de Chapecó.

Após a sessão, o público teve a oportunidade de participar de um debate com os realizadores do filme, promovendo uma troca enriquecedora de experiência, em uma etapa importante para o projeto.

— A Unoesc nos acolheu durante as gravações e agora recebe a mostra com muita disposição. Essa parceria ajuda no fomento à cultura, e a gratuidade garante o acesso de toda a comunidade chapecoense — registra o diretor Donnovan Ferreira, sobre a exibição na Universidade.

O documentário se desenrola com a interação entre Seu Enor e uma inteligência artificial, simbolizando as mudanças pelas quais passam as tecnologias e, paralelamente, os seres humanos ao longo da vida. Para Ferreira, a ideia surgiu das conversas com o protagonista, utilizando a máquina de escrever como fio condutor da narrativa.

Cultura e inclusão de idosos na sociedade

“Escrevendo a Vida” conta ainda com a participação da coordenadora da Universidade da Melhor Idade (Univida), professora Kuty Vieira, que assume o papel de atriz no filme. O convite veio por conta do trabalho com os idosos na Unoesc.

— Eu sempre fui apaixonada por esse público, e é gratificante estar também falando sobre eles e levando o nome da Unoesc. Além de eu estar com falas, alguns alunos também aparecem, o que é muito importante para eles. É um evento que nunca imaginamos que seria possível — celebra a coordenadora da Univida.

Produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo, “Escrevendo a Vida” oferece uma contrapartida social com a doação de uma cópia do filme com audiodescrição para a Adevosc Chapecó, associação de deficientes visuais, e uma cópia para a Associazione Archivio Storico Olivetti, na Itália, em agradecimento pelo acesso aos arquivos históricos que contribuíram para a produção do filme.

Com outras sessões gratuitas, a mostra de “Escrevendo a Vida” proporciona ao público chapecoense uma imersão em questões fundamentais sobre o tempo, a inclusão dos idosos e a importância de preservar suas histórias.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.