Página inicial O que acontece Unoesc Chapecó recebe exposição de arte
Notícia Chapecó

Unoesc Chapecó recebe exposição de arte

A exposição “Tramas e Fios da Memória”, realizada pela artista Juliane Maria Fornari, está montada no corredor do bloco S, para que toda a comunidade Unoesc possa apreciar. O projeto foi aprovado pelo Edital da Lei Paulo Gustavo e pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. São cinco obras têxteis que representam a paisagem cultural do Oeste catarinense.

Apesar do livre acesso, para determinadas turmas a artista realiza o acompanhamento através de encontros guiados, com a possibilidade de módulo tátil, em especial para pessoas com deficiência visual, e com interpretação em Libras para pessoas com deficiência auditiva.

— Propomos que a produção autoral em artesanato fale do nosso povo do Oeste. Um encontro para retratar o que é da nossa essência, dos nossos antepassados e da nossa colonização. A etapa expositiva é aberta para todas as pessoas interessadas, mas o foco é oferecer visitas mediadas a pessoas com deficiência visual e auditiva. Essa proposta tem o intuito de tornar as ações culturais acessíveis, de maneira efetiva junto à comunidade — defende a artista.

A escolha da Unoesc como ponto de exposição se dá por uma ligação afetiva da artista com o espaço e principalmente pelo perfil de público que poderá ter contato com as obras.

— Entendo que essa mostra não seria de total interesse para um público mais infantil ou juvenil, por isso a escolha de buscar a Universidade como espaço de exposição. A Unoesc é nossa, tem um grande movimento e vejo que é importante essa história ser contada também para o público acadêmico — justifica Juliane Fornari.

A exposição será realizada até o dia 31 de outubro. Na quinta-feira (24), a autora conduzirá uma palestra com roda de conversa, também na Unoesc Chapecó. O espaço de encontro se dá na Sala R203, no bloco R da Instituição.