Unoesc Chapecó recebe o status de campus universitário
— Não há lugar para mentes cansadas na Universidade. Observou o reitor Aristides Cimadon ao presidir a solenidade de elevação ao status de campus universitário a unidade de Chapecó da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), nessa semana, em ato que reuniu autoridades, docentes, acadêmicos, funcionários e profissionais de imprensa. Na ocasião, o reitor Aristides […]
Publicado em 05/02/2015
Por Unoesc
— Não há lugar para mentes cansadas na Universidade.
Observou o reitor Aristides Cimadon ao presidir a solenidade de elevação ao status de campus universitário a unidade de Chapecó da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), nessa semana, em ato que reuniu autoridades, docentes, acadêmicos, funcionários e profissionais de imprensa.
Na ocasião, o reitor Aristides Cimadon também empossou o vice-reitor de Campus professor Ricardo Antonio de Marco e os diretores de graduação (Celso Paulo Costa) e de pesquisa, pós-graduação e extensão (Gilberto Pinzetta), além do gerente administrativo Sérgio Prates.
Primeira instituição universitária do grande oeste catarinense e a terceira do Estado, a Unoesc foi constituída em 1991 tendo Cimadon como coordenador geral da implantação e primeiro reitor. Na ocasião, a Reitoria estava sediada em Chapecó, sendo transferida para Joaçaba em 2001, quando o campus local abandonou o projeto da universidade multicampi. Posteriormente, em 2009, a Unoesc retornou com a aquisição da Faculdade Exponencial e a criação de uma unidade, agora elevada à condição de campus.
Em razão dessa trajetória, o reitor enfatizou que:
— A Unoesc volta para casa para retomar sua trajetória na cidade de referência da região.
Lembrou que apenas o diploma não é mais suficiente e que a educação tornou-se um processo permanente. Acrescentou que o compromisso é crescer com qualidade e excelência nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Destacou que uma das vocações da Unoesc é a forte integração com a comunidade regional, mediante parcerias com os setores privado e público e, em especial, com os setores mais dinâmicos da economia.
O reitor, que também preside a Associação Catarinense de Fundações Educacionais (Acafe), asseverou que o modelo barriga-verde das universidades comunitárias tornou-se um paradigma nacionalmente reconhecido: são 16 universidades que atuam em 52 municípios e atendem 170 mil alunos. Prevê que o coroamento desse modelo, no futuro, será a criação da Universidade Comunitária do Estado de Santa Catarina.
EXPRESSÃO
Ao assumir o cargo de vice-reitor do campus de Chapecó, o professor Ricardo Antônio de Marco observou que a universidade enfrenta um novo e desafiador cenário, o que exige adaptar sua forma de atuação em relação ao planejamento, gestão, valorização do corpo docente e técnico-administrativo. Além disso, priorizará a sustentabilidade econômica e financeira, a celeridade nos processos internos, a atualização didático-pedagógica com a incorporação de novos conteúdos para a geração de valor por meio de novos conhecimentos. Acrescentou que serão promovidas inovações com ajustes e flexibilização curricular, controle e avaliação das atividades, avanço científico do perfil docente, incentivo à pesquisa e acolhimento, suporte e incentivo aos estudantes, além de parcerias e intercâmbios nacionais e internacionais.
De Marco destacou que os novos desafios passam pela mudança cultural das práticas pedagógicas que devem aceitar novas tecnologias como aliadas do processo de ensino aprendizagem, assumindo-as em razão do novo perfil dos estudantes. Autonomia acadêmica e administrativa para investimentos e abertura de novos cursos são algumas das principais mudanças.
De Marco pondera que a mudança é desafiadora.
— Estamos passando por um momento de consolidação do Campus, com novos cursos, revitalização, modernização e ampliação da estrutura física, adequação e implementação de metodologias ativas de ensino e aprendizagem, investimentos permanentes no corpo docente e técnico administrativo para bem atender as demandas acadêmicas e da comunidade. Investimentos essenciais para garantir a qualidade e excelência acadêmica que a Unoesc tem como foco — afirma.
Lideranças presentes à solenidade enalteceram o avanço institucional. O vice-prefeito Luciano José Buligon assinalou que a Unoesc tem o apoio e o reconhecimento da comunidade e da administração de Chapecó em face de sua trajetória e da cooperação que oferece ao desenvolvimento do município.
O secretário de desenvolvimento regional Américo do Nascimento Júnior disse que a Unoesc é o melhor exemplo de excelência de ensino, de democratização e de interiorização da educação superior no Brasil. Enfatizou que o Governo do Estado reconhece as universidades comunitárias como a melhor solução para a oferta de ensino de qualidade em todas as microrregiões catarinenses.
O presidente da Funoesc Genésio Téo, entidade mantenedora da Unoesc, destacou que a instituição conquistou um estágio de solidez de gestão e de sustentabilidade de forma a garantir serviços educacionais de qualidade.
— Sem essa robustez não haveria como atingir níveis permanentes de excelência — expôs.
UNOESC CHAPECÓ
Atualmente, a Unoesc Chapecó conta com cerca de 2 mil alunos matriculados em 10 cursos de graduação: Administração, Administração Linha de Formação Comércio Exterior, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Psicologia, Direito, Sistemas de Informação, Educação Física Bacharelado, Educação Física Licenciatura, Ciências Contábeis e Tecnologia em Logística. Nos cursos de especialização são 700 alunos e nos Mestrados de Direito e Administração mais 150 mestrandos. Aproximadamente 600 alunos foram beneficiados com bolsas de estudo em 2014.
Somente no ano passado, a Unoesc Chapecó atendeu um público aproximado de 11 mil pessoas em 106 cursos e outras atividades de extensão. No que diz respeito à Pesquisa, De Marco ressalta que foram desenvolvidos 40 projetos com recursos oriundos de institutos de fomento, além dos projetos incentivados com investimentos da própria instituição.
Outro diferencial da Unoesc são os intercâmbios internacionais. Em 2014, sete alunos retornaram de atividades realizadas em Portugal, México e Itália, além de outros seis que estão no exterior atualmente.
Dos cinco mestrados da Unoesc, dois estão instalados em Chapecó, o de Direito e o de Administração. O dirigente observa que a presença destes dois cursos qualifica, não apenas a especialização, mas exerce forte impacto sobre os cursos de graduação.
— Contamos com um quadro docente altamente qualificado, os professores que atuam nos mestrados aliam-se a professores que detêm conhecimentos aplicados e formam uma força de implementação continua de novos aprendizados oriundos das pesquisas desenvolvidas em conjunto com os alunos e a aplicação no meio social. Temos a convicção que esta mescla faz dos nossos formandos profissionais com capacidade crítica mais aguçada para enfrentarem os desafios da vida profissional — valoriza.