Página inicial O que acontece Unoesc comemora 18 anos de credenciamento com homenagens para funcionários
Graduação Geral Joaçaba Xanxerê Videira São Miguel do Oeste Chapecó

Unoesc comemora 18 anos de credenciamento com homenagens para funcionários

Na quinta-feira (14), a Unoesc completou 18 anos de credenciamento como Universidade. A data foi comemorada com homenagens para professores e funcionários que fizeram e ainda fazem parte desta história há 10, 15, 25, 35, e 40 anos, ajudando na constituição e na expansão da Instituição. A entrega de placas para os funcionários com anos […]


Na quinta-feira (14), a Unoesc completou 18 anos de credenciamento como Universidade. A data foi comemorada com homenagens para professores e funcionários que fizeram e ainda fazem parte desta história há 10, 15, 25, 35, e 40 anos, ajudando na constituição e na expansão da Instituição.

A entrega de placas para os funcionários com anos de serviço fez parte da programação comemorativa em Joaçaba, sede da Reitoria, e também nos campi de Videira, Xanxerê, São Miguel do Oeste, na Unidade de Chapecó e no Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST). Ao todo, 108 foram homenageados.

— As pessoas precisam ser valorizadas — agradeceu o reitor Aristides Cimadon ao citar os homenageados durante a cerimônia realizada em Joaçaba.

História

Em 1991, o Ministério da Educação autorizou um projeto para criação de uma Universidade que reuniria as estruturas das fundações existentes em Joaçaba, Videira e Chapecó. A confirmação veio em 1996 com o credenciamento e, a partir daí um processo de expansão que tornou a Unoesc uma das maiores universidades de Santa Catarina.

Ainda na cerimônia, o professor Luiz Carlos Lückmann, reitor da Unoesc à época do credenciamento, fez um breve relato sobre o contexto em que a Unoesc foi credenciada.

— A universidade no Brasil surgiu de forma tardia. Foi introduzida no Rio de Janeiro, na década de 1930. Nas décadas de 1950 a 1970 veio a fase do desenvolvimentismo. Nos anos 1980 um decreto presidencial proibiu a homologação de novas universidades. Nesse meio tempo, surgem as faculdades comunitárias, constituídas pela necessidade da ampliação do ensino superior e a ausência do estado no interior de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Nos anos 90, a Unoesc e a Univille foram as primeiras universidades a serem criadas depois da ditadura militar. Tramitavam 120 projetos de novas universidades e nós fomos os primeiros escolhidos — lembrou o ex-reitor.  

O dia escolhido para o ato, 14 de agosto, representa os 18 anos da publicação, no Diário Oficial da União, do decreto que criou a Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Exposição

Em Videira, além da cerimônia, uma exposição fotográfica no hall de entrada do campus retrata um pouco da história da Unoesc e mostra o crescimento que a instituição teve até hoje.

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.