Unoesc comemora 18 anos de credenciamento com homenagens para funcionários
Na quinta-feira (14), a Unoesc completou 18 anos de credenciamento como Universidade. A data foi comemorada com homenagens para professores e funcionários que fizeram e ainda fazem parte desta história há 10, 15, 25, 35, e 40 anos, ajudando na constituição e na expansão da Instituição. A entrega de placas para os funcionários com anos […]
Publicado em 18/08/2014
Por Unoesc
Na quinta-feira (14), a Unoesc completou 18 anos de credenciamento como Universidade. A data foi comemorada com homenagens para professores e funcionários que fizeram e ainda fazem parte desta história há 10, 15, 25, 35, e 40 anos, ajudando na constituição e na expansão da Instituição.
A entrega de placas para os funcionários com anos de serviço fez parte da programação comemorativa em Joaçaba, sede da Reitoria, e também nos campi de Videira, Xanxerê, São Miguel do Oeste, na Unidade de Chapecó e no Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST). Ao todo, 108 foram homenageados.
— As pessoas precisam ser valorizadas — agradeceu o reitor Aristides Cimadon ao citar os homenageados durante a cerimônia realizada em Joaçaba.
História
Em 1991, o Ministério da Educação autorizou um projeto para criação de uma Universidade que reuniria as estruturas das fundações existentes em Joaçaba, Videira e Chapecó. A confirmação veio em 1996 com o credenciamento e, a partir daí um processo de expansão que tornou a Unoesc uma das maiores universidades de Santa Catarina.
Ainda na cerimônia, o professor Luiz Carlos Lückmann, reitor da Unoesc à época do credenciamento, fez um breve relato sobre o contexto em que a Unoesc foi credenciada.
— A universidade no Brasil surgiu de forma tardia. Foi introduzida no Rio de Janeiro, na década de 1930. Nas décadas de 1950 a 1970 veio a fase do desenvolvimentismo. Nos anos 1980 um decreto presidencial proibiu a homologação de novas universidades. Nesse meio tempo, surgem as faculdades comunitárias, constituídas pela necessidade da ampliação do ensino superior e a ausência do estado no interior de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Nos anos 90, a Unoesc e a Univille foram as primeiras universidades a serem criadas depois da ditadura militar. Tramitavam 120 projetos de novas universidades e nós fomos os primeiros escolhidos — lembrou o ex-reitor.
O dia escolhido para o ato, 14 de agosto, representa os 18 anos da publicação, no Diário Oficial da União, do decreto que criou a Universidade do Oeste de Santa Catarina.
Exposição
Em Videira, além da cerimônia, uma exposição fotográfica no hall de entrada do campus retrata um pouco da história da Unoesc e mostra o crescimento que a instituição teve até hoje.