Página inicial O que acontece Unoesc conquista troféu de vice-campeã geral dos JUCs 2024
Geral Esporte Notícia

Unoesc conquista troféu de vice-campeã geral dos JUCs 2024

A Unoesc encerrou a participação na 67ª edição dos Jogos Universitários Catarinenses (JUCs), na terça-feira (16), com a conquista de 13 troféus, sendo sete de primeiro lugar, quatro de segundo lugar e dois de terceiro lugar. Os resultados garantiram à Instituição o título de vice-campeã geral da competição, além da presença nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).

Promovidos pela Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU) e pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), os JUCs 2024 foram realizados em Itajaí e envolveram 31 Instituições de Ensino Superior (IES) e aproximadamente 1,3 mil atletas. Em disputa, 17 modalidades coletivas e individuais.

A Unoesc foi representada por 150 atletas, de todos os campi, em 14 modalidades. Os sete troféus de campeão ficaram com: judô masculino, judô feminino, basquetebol masculino, voleibol masculino, voleibol feminino, badminton individual masculino e tênis de mesa masculino por equipe.

Os quatro troféus de vice-campeão foram garantidos pelo: basquete 3×3 masculino, tênis de mesa paradesportivo, xadrez masculino por equipe e xadrez feminino por equipe. As modalidades de basquetebol feminino e futebol masculino ficaram com o troféu de terceiro lugar.

Também participaram da competição o futsal masculino, que ficou com o quarto lugar, o vôlei de praia masculino e feminino, o handebol masculino e o tênis de mesa feminino.

— Estamos orgulhosos dos resultados, que enaltecem o incentivo da Instituição ao desporto universitário, além da dedicação e do comprometimento dos nossos atletas e comissões técnicas — destaca o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, professor Kurt Schneider.

Medalhas

Além dos 14 troféus, a Unoesc somou 23 medalhas na competição: nove de ouro, sete de prata e sete de bronze. As de ouro foram conquistadas: pelo basquetebol masculino; pelo voleibol masculino e feminino; no tênis de mesa, com o atleta Luís Eduardo Camarço; no atletismo 5 mil metros e 10 mil metros, com a atleta Tainara Suzana Berner Huff; no judô categoria pesado feminino (+78 kg), com a atleta Amanda Christ; no judô categoria meio-pesado feminino (-78 kg), com a atleta Vittórya Sant’Anna; e no judô categoria meio-médio feminino (-63 kg), com a atleta Eduarda Gasparetto.

A Unoesc foi medalha de prata: no basquete 3×3 masculino; no futebol eletrônico (FIFA), com a estudante Maria Eduarda Lengowski; no badminton, com o atleta Adryel Hian de Mattos; no judô categoria meio-leve masculino (-66 kg), com o atleta Antony Leodoro; no judô categoria leve masculino (-73 kg), com o atleta Matheus Massena; no judô categoria meio-médio masculino (-81 kg), com o atleta Lucas Dias; e no judô categoria pesado masculino (+100 kg), com o atleta Bruno Martelli.

Já as medalhas de bronze foram conquistadas: pelo basquetebol feminino; pelo futebol masculino; no badminton, com o atleta Erick Tomachinski Costa; no xadrez, com o atleta Arthur Schena; no atletismo marcha atlética, com a atleta Pamela Aparecida Pompeu; no judô categoria meio-leve masculino (-66 kg), com o atleta Pedro Grando; e no judô categoria leve masculino (-73 kg), com o atleta Jhonathan Guimarães.

O judô da Unoesc ainda foi quarto lugar na categoria pesado masculino (+100 kg), com o atleta Lucas Lira, e na categoria meio-médio feminino (-63 kg), com a atleta Vitória Sumny, além de quinto lugar na categoria leve masculino (-73 kg), com o atleta Leonardo Ceron, e na categoria médio feminino (-70 kg), com a atleta Kauane Gonçalves.

Seletiva eSports

A FCDU também realizou, nos dias 27 e 28 de abril e 4 e 5 de maio, o eSports dos JUCs. A modalidade envolveu jogos do League of Legends (LoL) e do Counter-Strike 2 (CS2) e contou com representantes da Unoesc em ambas as categorias. Na classificação final do LoL, os atletas da Unoesc Videira ficaram em terceiro lugar. Já no CS2, os jogadores da Unoesc Joaçaba conquistaram a segunda posição.

Com os resultados, a Unoesc está classificada no CS2 e representa a Instituição e o estado na primeira etapa dos JUBs, que acontece no mês de agosto, de forma virtual, com representantes de todas as federações do país. Eles disputam uma das oito vagas à segunda fase dos JUBs, que ocorrerá de forma presencial, no mês de outubro, em Brasília (DF).