Unoesc continua realizando atendimento psicológico aos atingidos pelo tornado em Xanxerê
Após o tornado que atingiu o município de Xanxerê no dia 20 de abril, prontamente a Unoesc Xanxerê colocou um serviço de acolhimento psicológico à disposição das vítimas. Já nos primeiros dias após o trágico acontecimento, na quinta e na sexta-feira daquela semana, o Serviço de Apoio Psicológico (SAP) do campus local realizou visitas domiciliares […]
Publicado em 04/05/2015
Por Unoesc
Após o tornado que atingiu o município de Xanxerê no dia 20 de abril, prontamente a Unoesc Xanxerê colocou um serviço de acolhimento psicológico à disposição das vítimas. Já nos primeiros dias após o trágico acontecimento, na quinta e na sexta-feira daquela semana, o Serviço de Apoio Psicológico (SAP) do campus local realizou visitas domiciliares nos bairros atingidos.
— Durante as visitas, acadêmicos da 9ª fase, sob supervisão de quatro professores do curso, realizaram coleta de informações e cadastramento de atingidos e colocaram-se à disposição para os futuros atendimentos — informa a psicóloga do SAP, Talita Zanferari.
Neste momento, no espaço do SAP, a assistência iniciada nos dias 23 e 24 de abril está sendo continuada, através do Plantão de Acolhimento Psicológico e de Atendimentos Psicoterápicos individuais e grupais.
Traumas pós-tragédia
Segundo a psicóloga do SAP, o acolhimento psicológico e a psicoterapia são muito importantes para ajudar na recuperação emocional de vítimas de tragédias como o tornado que atingiu Xanxerê.
— Em momentos como o passado pela população de Xanxerê, muitas pessoas se traumatizam ou vivenciam o medo de que o evento trágico possa ocorrer novamente. Assim, o suporte psicológico neste momento posterior a tragédia é importante para que as pessoas em sofrimento possam retomar o rumo normal de suas vidas — orienta.
Os atingidos pelo tornado podem procurar o SAP, nas segundas-feiras, no horário das 17 às 21 horas, para a realização do Acolhimento Psicológico. Através do acolhimento, será possível verificar a gravidade do sofrimento de cada pessoa para determinar a necessidade ou não de encaminhamento à psicoterapia — um procedimento de maior duração e periodicidade.
O SAP está localizado na Rua Papa João XXIII, 164, esquina com a Avenida Brasil. Mais informações sobre os seus serviços podem ser obtidas pelo telefone (49) 3441-7091 ou pelo e-mail sap.xxe@unoesc.edu.br.