Página inicial O que acontece Unoesc desenvolve diagnóstico socioambiental na macrozona urbana de Chapecó
Graduação Pesquisa Doutorado Chapecó

Unoesc desenvolve diagnóstico socioambiental na macrozona urbana de Chapecó

No dia 11 de maio de 2021, a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Campus de Chapecó, em parceria com a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) entregaram ao Prefeito municipal, Sr. João Rodrigues, e ao Secretário de Desenvolvimento Urbano, Sr. Valmor Scolari, o Atlas do Diagnóstico Socioambiental da  Macrozona Urbana de Chapecó.   Este projeto se iniciou em 2019 e durou 18 meses, período em que a equipe técnica desenvolveu todas as etapas  metodológicas previstas para o Diagnóstico, em conformidade com o Artigo n. 61 do Plano Diretor de Chapecó de 2014 e de […]


No dia 11 de maio de 2021, a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Campus de Chapecó, em parceria com a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) entregaram ao Prefeito municipal, Sr. João Rodrigues, e ao Secretário de Desenvolvimento Urbano, Sr. Valmor Scolari, o Atlas do Diagnóstico Socioambiental da  Macrozona Urbana de Chapecó.  

Este projeto se iniciou em 2019 e durou 18 meses, período em que a equipe técnica desenvolveu todas as etapas  metodológicas previstas para o Diagnóstico, em conformidade com o Artigo n. 61 do Plano Diretor de Chapecó de 2014 e de acordo com a Instrução Normativa do Ministério Público de Santa Catarina, também de 2014. Além de um conjunto expressivo de dados secundários, o levantamento foi aportado por um diagnóstico socioeconômico, que acessou 3.710 famílias que residem em Área de Preservação Permanente de cursos de água e nascentes ou em áreas de risco de deslizamentos. 

Além da avaliação dos usos e ocupações urbanas derivadas do levantamento socioeconômico, como o residencial, de pequenas atividades econômicas e mistos, ou seja, o consórcio entre ambos, o Diagnóstico gerou um mosaico com 8.000 imagens aéreas por meio de veículo aéreo não tripulado (drone), com área levantada de 344,35 ha + 30% de cobertura, totalizando 447,65 ha de Área de Preservação Permanente urbana.

Para o Professor Doutor Rógis Juarez Bernardy, do Mestrado Profissional em Administração, um dos coordenadores do Projeto, o estudo é inovador em Santa Catarina, pela conjugação do método utilizado e possibilita valiosa aplicabilidade em várias políticas urbanas: de preservação ambiental, aplicação da REURB, desenvolvimento sistemático de políticas públicas na área de saneamento básico e demais infraestruturas e aporte para a futura revisão do plano diretor municipal.

Também fez parte da equipe técnica a Professora da Unoesc, Doutora Manuela Gazonni dos Passsos, e bolsistas das Graduações em Arquitetura e Engenharia Civil. Prestigiaram o lançamento: o Pró-reitor de Administração da Unoesc, Professor Doutor Ricardo Antônio de Marco; o Vice-reitor, Professor Doutor  Carlos Eduardo de Carvalho; a Gestora do Projeto, Professora Carla de Almeida Martins Basso e a Coordenadora do Doutorado e Mestrado em Administração, Professora  Doutora Ieda Margarete Oro.

*Texto Dr. Rógis Juarez Bernardy

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.