Unoesc desenvolve diagnóstico socioambiental na macrozona urbana de Chapecó
No dia 11 de maio de 2021, a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Campus de Chapecó, em parceria com a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) entregaram ao Prefeito municipal, Sr. João Rodrigues, e ao Secretário de Desenvolvimento Urbano, Sr. Valmor Scolari, o Atlas do Diagnóstico Socioambiental da Macrozona Urbana de Chapecó. Este projeto se iniciou em 2019 e durou 18 meses, período em que a equipe técnica desenvolveu todas as etapas metodológicas previstas para o Diagnóstico, em conformidade com o Artigo n. 61 do Plano Diretor de Chapecó de 2014 e de […]
Publicado em 12/05/2021
Por Unoesc
No dia 11 de maio de 2021, a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Campus de Chapecó, em parceria com a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) entregaram ao Prefeito municipal, Sr. João Rodrigues, e ao Secretário de Desenvolvimento Urbano, Sr. Valmor Scolari, o Atlas do Diagnóstico Socioambiental da Macrozona Urbana de Chapecó.
Este projeto se iniciou em 2019 e durou 18 meses, período em que a equipe técnica desenvolveu todas as etapas metodológicas previstas para o Diagnóstico, em conformidade com o Artigo n. 61 do Plano Diretor de Chapecó de 2014 e de acordo com a Instrução Normativa do Ministério Público de Santa Catarina, também de 2014. Além de um conjunto expressivo de dados secundários, o levantamento foi aportado por um diagnóstico socioeconômico, que acessou 3.710 famílias que residem em Área de Preservação Permanente de cursos de água e nascentes ou em áreas de risco de deslizamentos.
Além da avaliação dos usos e ocupações urbanas derivadas do levantamento socioeconômico, como o residencial, de pequenas atividades econômicas e mistos, ou seja, o consórcio entre ambos, o Diagnóstico gerou um mosaico com 8.000 imagens aéreas por meio de veículo aéreo não tripulado (drone), com área levantada de 344,35 ha + 30% de cobertura, totalizando 447,65 ha de Área de Preservação Permanente urbana.
Para o Professor Doutor Rógis Juarez Bernardy, do Mestrado Profissional em Administração, um dos coordenadores do Projeto, o estudo é inovador em Santa Catarina, pela conjugação do método utilizado e possibilita valiosa aplicabilidade em várias políticas urbanas: de preservação ambiental, aplicação da REURB, desenvolvimento sistemático de políticas públicas na área de saneamento básico e demais infraestruturas e aporte para a futura revisão do plano diretor municipal.
Também fez parte da equipe técnica a Professora da Unoesc, Doutora Manuela Gazonni dos Passsos, e bolsistas das Graduações em Arquitetura e Engenharia Civil. Prestigiaram o lançamento: o Pró-reitor de Administração da Unoesc, Professor Doutor Ricardo Antônio de Marco; o Vice-reitor, Professor Doutor Carlos Eduardo de Carvalho; a Gestora do Projeto, Professora Carla de Almeida Martins Basso e a Coordenadora do Doutorado e Mestrado em Administração, Professora Doutora Ieda Margarete Oro.
*Texto Dr. Rógis Juarez Bernardy