Unoesc desenvolve plano diretor participativo de Nova Itaberaba/SC
A Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), campus de Chapecó, desenvolveu uma parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Itaberaba (SC), em maio de 2021, para o desenvolvimento integral do Plano Diretor Participativo, em conformidade com o Estatuto da Cidade (Lei 10.257/01). Essa parceria atendia um Termo de Ajuste de Conduta entre o Ministério […]
Publicado em 18/05/2022
Por Unoesc
A Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), campus de Chapecó, desenvolveu uma parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Itaberaba (SC), em maio de 2021, para o desenvolvimento integral do Plano Diretor Participativo, em conformidade com o Estatuto da Cidade (Lei 10.257/01). Essa parceria atendia um Termo de Ajuste de Conduta entre o Ministério Público de Santa Catarina e a Prefeitura, em função do município fazer parte da Região Metropolitana de Chapecó.
O processo metodológico envolveu uma ampla coleta de dados no âmbito de legislações federais, estaduais e do próprio município; diagnóstico técnico que incluiu um denso e sistemático levantamento urbano, inclusive com o uso de drone e reuniões comunitárias, além de uma audiência pública, na fase final da elaboração do Plano Diretor.
Os trabalhos foram coordenados pela arquiteta e urbanista, Mestra em Administração, professora Rejane Bolzan Lunkes e pelo professor Dr. Rógis Juarez Bernardy, do Doutorado e Mestrado em Administração da Unoesc, além de demais professores e egressos da Instituição.
O Plano Diretor Participativo representa muito mais do que as normas que regulam o uso do solo urbano e municipal, pois pode ser utilizado como catalisador de políticas de desenvolvimento pelos gestores públicos, além de prever a urbanização futura, localização das atividades econômicas, evitando os conflitos no interior da cidade, as áreas de preservação ambiental, entre outros.
Para o professor Dr. Rógis Bernardy, essa modalidade de trabalho é muito interessante, pois vincula os aprendizados vistos durante a formação do Mestrado Profissional com a realidade regional, cristalizando o papel da Unoesc como agente ativa na promoção do desenvolvimento regional e local.
No dia 16 de maio de 2022, foi entregue a minuta do Plano Diretor Participativo ao prefeito municipal Ivanir José Possebom, em abertura de sessão solene da Câmara Municipal de Vereadores. Todo o contrato foi gerenciado pelo PontoZero, ambiente de multiuso da Unoesc, dinâmico e inovador, concebido para fomentar a inovação, o empreendedorismo e novas dinâmicas de aprendizagem e atividades tecnológicas.
*Texto Dr. Rógis Juarez Bernardy