Página inicial O que acontece Unoesc e Delegacia da Receita Federal de Joaçaba discutem nova parceria
Geral Notícia Joaçaba

Unoesc e Delegacia da Receita Federal de Joaçaba discutem nova parceria

No dia 22 de outubro, foi realizada reunião para estabelecer uma nova parceria entre a Unoesc e a Receita Federal do Brasil (RFB) – Delegacia de Joaçaba. Participaram os coordenadores dos cursos de Engenharia Civil (Scheila Lockstein), Arquitetura e Urbanismo (Larissa Woitke) e Engenharia Elétrica (Renato Gregolon Scortegagna) do campus de Joaçaba, além do delegado da RFB em Joaçaba, Mauro Batista Neto, do delegado adjunto Marcelo Holstak, do auditor fiscal Lucas Machado Figueiredo, juntamente com outros servidores do órgão.

Na oportunidade, foi alinhada a elaboração de um projeto nas áreas de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Arquitetura e Urbanismo, com a participação ativa dos estudantes do programa Universidade Gratuita e bolsistas, bem como dos estagiários dos cursos. A proposta é reestruturar a parte interna do prédio que abriga a Delegacia da Receita Federal (DRF) em Joaçaba, com cinco pisos e área de aproximadamente 2,5 mil m².

Os objetivos são planejar e elaborar o projeto ainda em 2024, com execução do desenvolvimento do projeto arquitetônico em 2025. Na reunião foram debatidos vários aspectos, tanto ambientais quanto econômicos, além de questões de análise de estrutura do prédio e descarte correto dos materiais da reforma. Verificou-se que a gestão do órgão está alinhada às legislações ambientais, com vistas à sustentabilidade do estado.

A parceria foi um pedido do delegado da Receita Federal de Joaçaba ao pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, professor Kurt Schneider, que mobilizou os cursos para a reunião. Ele enalteceu que a Unoesc está de portas abertas para projetos com impacto social, ambiental e de economia ao erário.

O delegado da DRF em Joaçaba, Mauro Batista Neto, ressaltou que o órgão tem o próprio setor de engenharia, mas com grande demanda por atender os estados do Paraná e de Santa Catarina.

— A colaboração da Universidade vai diminuir em muito o tempo de desenvolvimento do projeto, acelerando a aprovação junto à superintendência para que, em seguida, ocorra a abertura de uma licitação. Sabemos do capital intelectual do corpo acadêmico da Unoesc, professores e estudantes, sempre primando pela qualidade dos serviços comunitários — afirmou Mauro Batista Neto.

A professora Scheila Lockstein enfatizou que, inicialmente, é fundamental que a Receita Federal encaminhe todos os projetos existentes do prédio para uma análise preliminar pela equipe de professores, para que haja uma previsão de recursos humanos para 2025, para o trabalho na execução do desenvolvimento do projeto.

— Será um trabalho intercursos, com muitos estudantes envolvidos, onde teremos a oportunidade de abordar ensino, pesquisa e extensão — acrescentou a coordenadora do curso de Engenharia Civil.

O professor Renato Gregolon Scortegagna lembrou que a Unoesc já passou por uma experiência recente referente à parceria com órgãos públicos, junto à Secretaria de Estado da Educação (SED).

— Estamos nos alinhando para cada vez mais prestar serviços à comunidade, com as expertises que temos nos cursos — destacou o coordenador do curso de Engenharia Elétrica.

Já a professora Larissa Woitke apontou que os estudantes terão uma visão ampliada do projeto, com as três áreas trabalhando em conjunto para melhorar o fluxo produtivo do órgão, construindo uma mudança nas condições estruturais atuais do prédio.