Unoesc e entidades de classe abordam os desafios da Contabilidade
Na noite desta segunda-feira, estudantes de Ciências Contábeis e profissionais da área que atuam na região de Joaçaba acompanharam uma palesetra que envolveu a Unoesc, o Núcleo de Profissionais Contábeis e o Sindicato dos Contabilistas de Joaçaba, o Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC) e a Federação dos Contabilistas de Santa Catarina. O evento abordou as […]
Publicado em 19/03/2014
Por Unoesc
Na noite desta segunda-feira, estudantes de Ciências Contábeis e profissionais da área que atuam na região de Joaçaba acompanharam uma palesetra que envolveu a Unoesc, o Núcleo de Profissionais Contábeis e o Sindicato dos Contabilistas de Joaçaba, o Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC) e a Federação dos Contabilistas de Santa Catarina.
O evento abordou as mudanças na contabilidade brasileira e os desafios que essas alterações apresentam aos profissionais. Quem conduziu as reflexões da noite foi o presidente do CRCSC, Adilson Cordeiro. Em sua palestra, ele enfatizou a proximidade que precisa existir entre contabilistas e administradores de empresas, especialmente após a convergência das normas brasileiras de Contabilidade às normas internacionais e com a crescente informatização e integração dos sistemas dos órgãos fiscalizadores. Conforme destacou Cordeiro, essas mudanças, que afetam desde as maiores até as menores organizações, exigem preparo e atualização dos profissionais.
Além do presidente do CRCSC, estiveram presentes na palestra: Tadeu Oneda, presidente da Federação dos Contadores do Estado de Santa Catarina (Fecontesc); Marcos Luiz Comini, delegado da Macro Delegacia do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Santa Catarina de Joaçaba; Nelson Quioca, Diretor Regional do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de Santa Catarina (SESCON/SC); Jorge Luiz Dresch, conselheiro e membro das câmaras de Ética e Disciplina e de Controle Interno do CRCSC; Jorge Ronaldo Pohl, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Joaçaba; Mircon Becker, presidente da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC).
Também participaram do evento professores e o coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Unoesc Joaçaba, Maurício de Jesus Cevey, e a coordenadora da Área das Ciências Sociais Aplicadas da Unoesc, Tânia Durigon.
Café com Lideranças
Nesta terça-feira, “A contabilidade e o papel dos contabilistas”, foi o tema do 16º Café com Lideranças, promovido por meio de uma parceria entre a Unoesc e a ACIOC que, nesta edição, tiveram o apoio do Núcleo de Profissionais da Área Contábil e do Sindicont.
O público desse encontro era formado por profissionais de Contabilidade e gestores empresariais, que ouviram o presidente do CRCSC falar sobre as mudanças nas normas contábeis, o pagamento indevido de impostos e a rapidez com que as normas contábeis mudam no país. Segundo ele, desde a Constituição de 1988, foram criadas 4,6 milhões de normas, sendo 290 mil delas da área tributária.