Página inicial O que acontece Unoesc e IRAC firmam convênio para o desenvolvimento de biotecnologias reprodutivas na região Oeste
Graduação Pesquisa Extensão Xanxerê

Unoesc e IRAC firmam convênio para o desenvolvimento de biotecnologias reprodutivas na região Oeste

Para celebrar o convênio assinado entre a Unoesc Xanxerê e o Instituto de Reprodução Animal de Córdoba (IRAC), ocorreu, no dia 10 de junho, uma palestra on-line sobre “Utilización de las Biotecnologias Reproductivas en Ganado de Corte y Leche”, que abordou o uso das biotecnologias reprodutivas na pecuária, com o professor Dr. Gabriel Bó. O […]


Para celebrar o convênio assinado entre a Unoesc Xanxerê e o Instituto de Reprodução Animal de Córdoba (IRAC), ocorreu, no dia 10 de junho, uma palestra on-line sobre “Utilización de las Biotecnologias Reproductivas en Ganado de Corte y Leche”, que abordou o uso das biotecnologias reprodutivas na pecuária, com o professor Dr. Gabriel Bó.

O palestrante é presidente e diretor de Pesquisa e Pós-graduação do IRAC e professor de Obstetrícia e Biotecnologia da Reprodução na Escola de Veterinária do Instituto de Ciências Básicas e Aplicadas da Universidade Nacional de Villa Maria, em Córdoba, Argentina. Como pesquisador, Gabriel Bó é mundialmente conhecido no desenvolvimento de protocolos para a reprodução animal.

O IRAC é um importante centro de pesquisa da Argentina e também tem ganhado prestígio a nível internacional devido a seus avanços em biotecnologias reprodutivas aplicada à bovinos. E o convênio com Unoesc possibilitará o envio de alunos de graduação, pós-graduação, pesquisas e cursos de extensão, que serão ofertados em conjunto entre as duas instituições.

O professor da Unoesc Xanxerê, José Francisco Manta de Bragança, destacou que este convênio permitirá a troca de experiências e parcerias em projetos de pesquisa, resultando em grandes conquistas na formação profissional dos acadêmicos da graduação, como também aos alunos de pós-graduação no âmbito de especialização e mestrado.

— Sem dúvida, foi uma oportunidade ímpar contar com a participação do docente e pesquisador Dr Gabriel Bó, abordando assuntos ligados à reprodução bovina. Trata-se de um profissional reconhecido nacional e internacionalmente. Seus estudos nos proporcionaram vasto conhecimento na reprodução da fêmea bovina, possibilitando assim, o surgimento de muitos programas hormonais para o controle do ciclo estral, os quais, nos dias de hoje, são aplicados em nossos rebanhos brasileiro — comentou o professor José Francisco.

A palestra contou com a participação de acadêmicos e professores de diferentes instituições de ensino como Unoesc, UFSM, Esalq, entre outras e profissionais liberais.

A doutoranda em Sanidade e Reprodução Animal, Universidade Federal de Santa Maria, Manuela Wolker, salientou que o modelo de discussão e apresentação dos dados aproxima o palestrante do público e a dinâmica de discussão foi muito produtiva.

­— Foi muito gratificante participar da palestra com o Dr. Gabriel Bó, já que ele é uma das principais referências na reprodução animal que temos na América Latina e mundo. Como ouvinte externa, parabenizo a Unoesc Xanxerê por proporcionar um grande evento virtual como este, contemplando profissionais e estudantes da área —finalizou Manuela.

 

*Com informações da professora Marcieli Maccari.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.