Unoesc e PMA assinam termo de cooperação para atendimento de animais na Clinivet
A Unoesc São Miguel do Oeste e a Polícia Militar Ambiental (PMA) assinaram, na quarta-feira (14), o termo de acordo de cooperação técnica e institucional para atendimento e tratamento de animais nativos, exóticos e/ou domesticados, apreendidos, resgatados e/ou recebidos pela PMA. Os atendimentos serão realizados no Hospital Veterinário de Pequenos Animais (Clinivet) do curso de […]
Publicado em 16/07/2021
Por Unoesc
A Unoesc São Miguel do Oeste e a Polícia Militar Ambiental (PMA) assinaram, na quarta-feira (14), o termo de acordo de cooperação técnica e institucional para atendimento e tratamento de animais nativos, exóticos e/ou domesticados, apreendidos, resgatados e/ou recebidos pela PMA. Os atendimentos serão realizados no Hospital Veterinário de Pequenos Animais (Clinivet) do curso de Medicina Veterinária.
A parceria reforça o compromisso da Universidade com a comunidade e as instituições, que prezam pela preservação da fauna.
— A responsabilidade ambiental deve ser partilhada entre o poder público, as instituições e a comunidade. A Unoesc, mais uma vez, demonstra que cumpre seu papel perante a sociedade! — destaca o vice-reitor, professor Vitor Carlos D’Agostini.
De acordo com a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Daniele Beuron, o Brasil é um país riquíssimo em biodiversidade animal e vegetal.
— A parceria garantirá atendimento médico veterinário aos animais silvestres debilitados, oriundos de apreensões, tráficos e maus tratos, aumentando o potencial de biodiversidade. Além disso, gerará um impacto positivo direto na preservação e conservação de espécies e do meio ambiente — afirma a coordenadora.
O 1º tenente e comandante do 2º Pelotão da Polícia Militar Ambiental (PMA), Alcenir Minuscoli, ressalta a importância da parceria com a Unoesc.
— A Polícia Militar Ambiental não dispõe de um ambiente adequado para guarnecer os animais silvestres, que são apanhados ou que estavam em cativeiros. A parceria permite que eles tenham um tratamento adequado e, após a reabilitação, sejam colocados de volta ao seu habitat natural. Agradecemos a Unoesc e prestaremos todo o apoio necessário à Universidade — ressalta o comandante.
A assinatura do termo de cooperação técnica e institucional contou com a presença do vice-reitor, professor Vitor Carlos D’Agostini; da coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Daniele Beuron; dos professores Jackson Preuss e Fernanda Bandiera; do 1º tenente e comandante do 2º Pelotão da Polícia Militar Ambiental (PMA), Alcenir Minuscoli; do major da Polícia Militar, Everton Roncaglio e do presidente do Fundo Municipal de Bens Lesados e secretário de Urbanismo da Prefeitura de São Miguel do Oeste, Jeferson Dias.
ESTRUTURA DA CLINIVET
Com 1.651,92 metros quadrados, a Clinivet conta com laboratórios de Análises Clínicas, Microbiologia Veterinária, Parasitologia, Histopatologia e Necropsia. Além disso, salas de recepção e atendimento, salas de aula, dois consultórios, sala de Raio-X e de ultrassom, estoque de medicamento, necropsia, alojamento, centros cirúrgicos, local de internamento para animais selvagens, cães e gatos, sala de pré e pós-operatório.