Unoesc é reconhecida no Prêmio Catarinense de Inovação
Publicado em 11/11/2024
Por Imprensa Unoesc Chapecó
Os professores Jean Carlos Hennrichs e Jacson Luiz Matte, da Unoesc Chapecó, foram reconhecidos pelo “Prêmio Catarinense de Inovação Professor Caspar Erich Stemmer”, concedido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). O projeto desenvolvido pelos professores, realizado em parceria com a Brisa, se destacou por sua contribuição ao mercado de tecnologia ao formar profissionais de Tecnologia da Informação (TIC) capacitados em habilidades técnicas e comportamentais — uma necessidade crescente do setor.
O projeto, chamado “Imersão em Residência de TIC”, abordou um dos maiores desafios do mercado: a carência de profissionais qualificados no interior, especialmente em função do êxodo para grandes centros. Sob a liderança dos professores Jean e Jacson, 40 estudantes participaram de uma residência prática em empresas associadas à Deatec-Acate, onde desenvolveram habilidades técnicas complexas e foram imersos em projetos inovadores, como Inteligência Artificial (IA), Machine Learning, Visão Computacional e Big Data.
— Em um país onde a carreira de professor está há anos em decadência, por inúmeros motivos, qualquer movimento que venha a premiar esse profissional e o seu esforço em formar cidadãos valorosos e com virtudes significativas para a comunidade é de extrema relevância. Este é o segundo prêmio desta categoria que a Unoesc Chapecó recebe. Ano passado, o premiado foi o professor Tiago Zonta; este ano, o professor Jacson e eu. Nossa Unoesc Chapecó é ou não é inovadora? Podemos sim bater no peito e dizer que somos a única Universidade de Chapecó premiada por dois anos consecutivos com o Prêmio de Professor Inovador de Santa Catarina — celebra o professor premiado Jean Carlos Hennrichs.
Durante seis meses de imersão, o programa trouxe aos estudantes uma experiência autêntica e rigorosa, com desafios reais das empresas parceiras. O desenvolvimento dos participantes incluiu tanto hard skills quanto soft skills, fundamentais para o mercado atual, como liderança, inteligência emocional e foco no cliente. Ao final da residência, eles apresentaram suas soluções para as empresas parceiras em um pitch, com representantes da Brisa, dos professores orientadores e das empresas parceiras. Como resultado, três estudantes foram efetivados nas empresas de residência, sete startups foram criadas e vários participantes viram novas oportunidades de crescimento em suas carreiras.
— Este projeto consegue abraçar todos os eixos esperados de uma Universidade Comunitária. Atinge o estudante, a sociedade, a universidade, chegando até o mercado. É uma iniciativa que oferece uma evolução em todas as frentes, inclusive para os professores, que se atualizam sobre as novas demandas, e a chegada desse prêmio serve para engajar ainda mais os docentes. Nossos cursos visam isso, impactando realmente a sociedade, com soluções para problemas reais — avalia o professor premiado Jacson Luiz Matte.
O projeto, realizado pela Unoesc Chapecó, foi financiado pela Lei de Informática, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Governo Federal e Softex. Além da bolsa mensal de R$ 1.200,00, os estudantes receberam notebooks para o desenvolvimento de suas atividades, promovendo uma formação sólida e uma conexão entre academia e mercado.