Página inicial O que acontece Unoesc e startup Nexo Healthcare Intelligence celebram parceria inédita
Notícia Inovação Tecnologia Joaçaba

Unoesc e startup Nexo Healthcare Intelligence celebram parceria inédita

A Unoesc oficializou, na sexta-feira (19), a parceria inédita com uma startup, que se originou a partir de pesquisas científicas desenvolvidas na Instituição. O documento foi assinado pelo reitor, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco, e pelo representante da Nexo Healthcare Intelligence, professor Antuani Baptistella, além do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação, professor Kurt Schneider, do coordenador de Inovação e Empreendedorismo, professor Fábio Lazzarotti, e da coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), professora Márcia Marcondes Diniz de Freitas.

A Nexo Healthcare Intelligence foi fundada em 2022, pelos professores e pesquisadores Antuani Baptistella, João Rogério Nunes Filho e Diego de Carvalho, e teve como primeira iniciativa o lançamento de um aplicativo para smartphones denominado Extubation Predictive Score (ExPreS).

O registro da marca “ExPreS” foi realizado em 2023, de forma compartilhada entre a Nexo e a Unoesc. O App é um escore preditivo de sucesso na extubação de pacientes mecanicamente ventilados e tem sido utilizado gratuitamente em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Brasil e de outros países. A ideia também recebeu prêmios de inovação na área da saúde, como o LabLuthier 2022, e figurou entre os dez finalistas do Santander X Global Awards, que contava com mais de 300 startups inscritas.

Atualmente, a Nexo desenvolve outros três produtos, sendo dois voltados à área hospitalar e terapia intensiva e outro voltado ao acompanhamento de pacientes oncológicos. Um deles está em adiantada maturidade tecnológica e com expectativa de ser lançado no próximo ano: o NexoVent, uma plataforma de manejo e educação em ventilação mecânica, baseado em inteligência artificial, capaz de identificar dados, analisar e sugerir o melhor ajuste para cada paciente.

O NexoVent já foi contemplado com linhas de fomento, como o Programa Centelha, e agraciado no Prêmio Inovo, organizado pela Sindusfarma, que reconhece os destaques de inovação da área da saúde. Além disso, a Nexo, com o projeto, foi a única startup catarinense a chegar às semifinais do Prêmio Euro Inovação na Saúde, que consagra as melhores iniciativas em terapia intensiva da América Latina.

— Essa parceria é uma grande oportunidade, que deve gerar bons frutos a curto e médio prazo. Já o projeto é inovador, pois, pela primeira vez, uma ferramenta de inteligência artificial é capaz de identificar precisamente assincronias entre o paciente e o ventilador mecânico. Assim, são evitadas lesões pulmonares — enaltece o professor Antuani Baptistella, um dos quatro sócios da Nexo, que hoje, além dos três fundadores, também conta com a professora Fabiana Dallacosta no quadro.

Além do desenvolvimento científico e educacional com foco no NexoVent, que foi submetido ao edital Tecnova, a cooperação entre a Unoesc e a startup ainda prevê outros objetivos, como: o desenvolvimento de pesquisas científicas na área de escopo do NexoVent, com participação de estudantes de Graduação, Mestrado e Doutorado de diferentes cursos; a possibilidade de estágio na Nexo, para estudantes de Graduação; a utilização do NexoVent como case para fomentar estratégias educacionais, de marketing ou de pesquisa; e o aumento da cultura empreendedora entre os professores e estudantes na área da saúde, a fim de potencializar o surgimento de patentes e produções científicas aplicadas.

— A iniciativa de constituir essa parceria diferenciada entre a Nexo Healthcare Intelligence e a Instituição partiu do I.nova Unoesc, fortalecendo a pesquisa na Graduação e nos programas Stricto Sensu, além das publicações, artigos, pesquisa em conjunto, premiações e melhoramentos na qualidade de vida da comunidade em geral — ressalta o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, professor Kurt Schneider.