Página inicial O que acontece Unoesc forma mais 97 estudantes da Uniti no Extremo-Oeste
Notícia Evento Extensão São Miguel do Oeste Maravilha Pinhalzinho

Unoesc forma mais 97 estudantes da Uniti no Extremo-Oeste

A Universidade da Terceira Idade (Uniti) finalizou, neste sábado (20), o ciclo de formaturas do Curso de Extensão, totalizando 97 estudantes formandos. As formaturas foram realizadas no dia 8 de junho em Modelo, pela Unoesc Pinhalzinho, e contou com 41 formandos. Em São Miguel do Oeste, no dia 13 de julho, com 25 estudantes, e em Maravilha, no dia 20, com 31.

Conforme a Diretora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc São Miguel do Oeste, Eliandra Mirlei Rossi, o objetivo da Uniti é proporcionar atividades que permitam aprofundar conhecimentos que agreguem valores para melhorar a qualidade de vida.

— Para a Unoesc é uma satisfação oferecer a Uniti para as pessoas da comunidade, tendo em vista que a universidade possibilita às pessoas da terceira idade adentrar no mundo universitário. É uma diversidade de discussões para que os estudantes possam melhorar a sua qualidade de vida, além de agregar conhecimentos — enfatiza Eliandra.

A Unoesc, por meio da Uniti, oportuniza um programa que proporciona uma experiência diferente para pessoas com idade acima de 50 anos. Como destaca a Coordenadora da Uniti Maravilha, professora Izoldi Klein Pinheiro.

— Não se trata apenas de atividades físicas, recreativas, de lazer ou para ocupar o tempo livre. Na Uniti unimos a sabedoria e a experiência de vida dos estudantes ao conhecimento científico, e essa é uma combinação poderosa e única. No decorrer do Curso, provamos que o envelhecimento natural do ser humano pode ser qualificado pelo processo de aprendizagem, tornando-o mais saudável, interessante e enriquecedor. Acreditamos que nunca é tarde para aprender e que a educação é um caminho para um envelhecimento mais ativo, feliz e significativo — complementa Izoldi.

O Coordenador da Uniti São Miguel do Oeste, professor Eduardo Cipriani Schwengber, explica que a Uniti é um programa institucional que beneficia não só os estudantes, mas também a comunidade regional.

— Muitos desses nossos estudantes tiveram a oportunidade de formar um filho ou um familiar, seja na escola ou na Universidade, e hoje eles têm essa possibilidade de fazer um curso também. É um marco na história e na vida dessas pessoas. Muitas vezes, é o filho que presenteia os pais com essa oportunidade, porque essa é uma forma de retribuição. E não só as famílias, mas também nós temos vários municípios que apoiam essa nossa iniciativa — comenta Schwengber.

Para a formanda Asilde de Cezaro, a Uniti foi uma oportunidade de vivenciar novidades.

— Poder sair de casa e me encontrar com uma turma maravilhosa, com professores que nos abriram a cabeça para aprender cada vez mais foi maravilhoso. Ninguém vai tirar esse conhecimento de nós. Estou muito feliz. Eu consegui, cheguei até aqui e vou continuar. A Uniti me fez uma pessoa nova, uma mãe melhor, uma avó melhor, uma filha melhor. Só tenho a agradecer — celebra Asilde.

A Coordenadora da Uniti Pinhalzinho, professora Deise Cristiane de Luca, reforça que o programa possibilita aos estudantes aulas teóricas e práticas, além de diversas atividades que proporcionam um espaço de interação social e cultural.

— Nós convidamos quem tem interesse em conhecer um pouquinho mais da Uniti a vivenciar estas experiências conosco — destaca Deise.

Sobre a UNITI

O Programa Universidade da Terceira Idade (Uniti) da Unoesc é um Curso de extensão com duração de três semestres. As aulas abordam temas diversos com foco em saúde, bem-estar e qualidade de vida, além da realização de atividades culturais e de turismo. Para participar é preciso ter idade mínima de 50 anos.

Para os estudantes que já completaram a primeira etapa da Uniti é possível fazer o aperfeiçoamento (Pós-Uniti) com duração de um ano.

As inscrições da Uniti estão abertas e as aulas iniciam em agosto. Os interessados podem procurar a Unoesc mais próxima para mais informações ou chamar no WhatsApp de São Miguel do Oeste (49) 3631 1003; São José do Cedro (49) 3643 6000; Pinhalzinho (49) 3366 3388 ou Maravilha (49) 3664 0973 e garantir a sua vaga nesse programa que faz a diferença na vida de tantas pessoas.