Página inicial O que acontece Unoesc integra projeto da Rede Cooperativa Estadual de Pesquisa em Resíduos Sólidos
Notícia Geral Pesquisa

A Unoesc é uma das nove universidades catarinenses que integram a Rede Cooperativa Estadual de Pesquisa em Resíduos Sólidos. O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), com cerca de R$ 3 milhões de investimentos aprovados, e visa traçar um diagnóstico e contribuir com proposições para a revisão do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, elaborado em 2016 pelo Governo do Estado.

Além da Unoesc, participam da Rede: a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc); a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó); a Universidade da Região de Joinville (Univille); o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campi de Garopaba e Itajaí; a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc); e a Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).

A partir do levantamento e mapeamento das seis mesorregiões catarinenses, o objetivo é apresentar o cenário das fontes geradoras de resíduos sólidos em todo o Estado. Para cada tipo de resíduo será possível conhecer, por exemplo, os pontos críticos de origem, o volume gerado, os aspectos da classificação, coleta, transporte, destinação e infraestrutura instalada, além dos processos e fluxos associados às rotas tecnológicas e soluções locais e regionais, consorciadas ou compartilhadas para geração de oportunidades para o setor.

De acordo com o texto do projeto, os principais impactos da Rede serão científicos, tecnológicos, econômicos e ambientais, resultando na melhoria da qualidade de gerenciamento dos dados e na facilidade do acesso à informação. A pesquisa também sinaliza para um impacto frente às mudanças climáticas, já que a gestão dos resíduos realizada de forma adequada traz contribuições expressivas ao meio ambiente.

— A gestão de resíduos sólidos no estado de Santa Catarina atualmente é dispersa e insuficiente, sendo que praticamente 90% dos municípios catarinenses não têm seus planos integrados de resíduos sólidos adequados ao Marco Legal do Saneamento Básico. O projeto de pesquisa vem para contribuir diretamente na solução desse problema, trazendo uma visão mais precisa e unificada da situação corrente para o desenvolvimento de planos de ação devidamente fundamentados — ressalta o professor Doutor Marcos Freitas Cordeiro, da Unoesc.

Além do professor Doutor Marcos Freitas Cordeiro, a Unoesc tem mais uma docente envolvida na Rede: a professora Doutora Adriana Vanin. Por meio do Edital N. 394, publicado pela UFFS, coordenadora do grupo de trabalho da mesorregião Oeste, também serão selecionados três bolsistas do campus de Joaçaba, sendo dois na modalidade “Iniciação Científica” e um profissional com titulação mínima de Mestre (SET-F).

A pesquisa terá duração de dois anos, com cinco etapas: a estrutura de governança da Rede; a definição de ferramenta para aquisição de dados, banco de dados e modelagem de indicadores de desempenho; o levantamento de dados primários e secundários nas mesorregiões; o processamento e tratamento de dados das mesorregiões; e as proposições para revisão do Plano Estadual de Resíduos Sólidos.

— O projeto é mais uma demonstração clara do papel da pesquisa e, portanto, das Universidades no desenvolvimento sócio-econômico-ambiental, o que muitas vezes passa despercebido pela comunidade externa. Afinal, as Universidades são muito mais que instituições com papel restrito ao ensino, uma vez que concentram profissionais que, além de professores, são pesquisadores — acrescenta o professor Doutor Marcos Freitas Cordeiro.