Unoesc intensifica ações que promovem a cultura na Universidade
Publicado em 03/11/2023
Por Imprensa Unoesc
A Unoesc, enquanto Instituição Comunitária, assume o compromisso de participar do desenvolvimento regional sustentável, promovendo formação humana e profissional, desenvolvendo ações extensionistas, que além de prestar serviços, promover a inclusão social e o desenvolvimento econômico, também busca preservar o patrimônio cultural e fomentar as mais diferentes manifestações de arte regionais. E é para promover e unificar as muitas ações que estão sendo realizadas que foi lançado o selo “Cultiva”.
O Cultiva é formado pelo acrônimo “Cultura Universitária Livre Transformando Ideias Vivas em Ações”. Dentro do projeto está previsto o fomento de diversas atividades culturais fixas e itinerantes na Universidade como “Palco aberto”, “Tonel das lamentações”, “Gira livros” e “Árvore dos desejos”, exposições, pintura em grafite, apresentações musicais e teatrais, entre outras manifestações.
A professora Silvia Spagnol Simi dos Santos, responsável pelo setor de Cultura da Unoesc, ressalta que o selo “Cultiva” dá identidade e unifica as ações que têm sido realizadas, dando mais representatividade às questões culturais.
— Queremos cultivar a criatividade, permitindo que a arte floresça em cada canto do nosso campus — ressaltou a professora.
— Desejamos que cada vez mais o movimento cultural dentro de nossa Universidade se fortaleça. Além da valorização de talentos e das manifestações artísticas regionais, acreditamos que a promoção da cultura contribui na formação humana e cidadã — afirmou o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, Kurt Schneider.
Saiba mais
O projeto, que culminou na elaboração do selo “Cultiva”, teve a participação dos alunos da oitava fase do curso de Publicidade e Propaganda: Gabriel Pegoraro, Sayonara Recalcatti, Nandão Ferreira, Cauane Bertol e Anderson dos Santos Procopio, orientados pelos professores Paulo Ricardo dos Santos e Silvia Spagnol Simi dos Santos, em parceria com o setor de Cultura da Unoesc.
— O projeto vai além de uma atividade acadêmica, celebra a diversidade e criatividade presentes na Instituição. Esperamos que os estudantes, professores, colaboradores apoiem e participem deste movimento, que possamos tornar o espaço universitário mais alegre, vibrante e inclusivo — afirmou a estudante Sayonara Recalcatti.
Para acompanhar o cronograma de ações culturais da Unoesc, basta seguir a página cultura.unoesc no Instagram.