Unoesc levará orientação vocacional para escolas da 9ª Gered
A Unoesc Videira, por meio do curso de Psicologia, reafirmou parceria com a Gerência Regional de Educação para levar orientação vocacional a estudantes do ensino médio na região de abrangência da 9ª Agência de Desenvolvimento Regional. Inicialmente serão atendidos cerca de 700 alunos do terceiro ano do Ensino Médio em 13 escolas da rede pública de […]
Publicado em 20/03/2018
Por Unoesc
A Unoesc Videira, por meio do curso de Psicologia, reafirmou parceria com a Gerência Regional de Educação para levar orientação vocacional a estudantes do ensino médio na região de abrangência da 9ª Agência de Desenvolvimento Regional. Inicialmente serão atendidos cerca de 700 alunos do terceiro ano do Ensino Médio em 13 escolas da rede pública de ensino, mais o colégio Superação e alunos do curso de Psicologia da Unoesc Videira.
O projeto de extensão Universitária, segundo a professora Taisa Trombetta De Marco, foi apresentado pelos professores do curso de Psicologia Giancarlo de Aguiar, Fabiana Picolli D’agostini e Adriano Schlösser, durante reunião no último dia 15, para a Gerente Regional de Educação, Girlene Ciarnoski Borsoi e para a coordenadora de Educação da 9ª Gered Roberta Martinez.
— A iniciativa tem como proposta promover uma escolha vocacional profissional que alie conhecimentos sobre a personalidade e os interesses do adolescente a informações atualizadas sobre cursos, profissões, mercado de trabalho e campo de atuação profissional—, afirma a coordenadora.
Ela informa que o trabalho será desenvolvido nos municípios de Arroio Trinta, Fraiburgo, Iomerê, Pinheiro Preto, Salto Veloso, Tangará e Videira, nos períodos matutino, vespertino e noturno,conforme o horário de funcionamento das escolas e disponibilidade dos professores psicólogos. O trabalho será realizado em etapas, iniciando agora com previsão de término no final do ano de 2018.
— Os jovens,atualmente, encontram muitas dificuldades para decidir sobre qual, entre centenas de opções de escolha profissional, será a sua e, nesse contexto, o projeto procura auxiliar o estudante. O que se percebe no cotidiano é que o jovem escolhe, mas sem ter consciência das influências e pressões que sofre, sem ter todas as informações sobre a profissão que está escolhendo. Por isso, a tarefa da orientação profissional é auxiliar o momento da escolha do jovem, ajudando-o a compreender essa situação específica, quanto aos aspectos pessoais, familiares e sociais — afirma Taisa.
TRABALHO CONJUNTO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Para o vice-reitor,Ildo Fabris, o papel da universidade deve estar focado sempre no desenvolvimento regional e parcerias são fundamentais para alcançar o resultado almejado.
— A parceria firmada para realização do projeto é mais uma iniciativa conjunta em favor da educação regional e buscarmos novas parcerias com outras entidades e instituições. Esse é o papel da universidade e queremos agradecer o apoio recebido da Gered para levarmos o programa para escolas de sua área de abrangência. O resultado será altamente positivo, como já tem sido — destaca o vice-reitor Ildo Fabris.
Ainda durante a reunião de apresentação do projeto, foi apresentado esclarecimento às diretoras das escolas participantes,sobre o funcionamento dos estágios 04, 05, 06, além do 5º Ciclo de Debates em Psicologia, e da implantação da clínica de atendimento psicológico gratuito para a comunidade,prevista para 2019.