Unoesc oferece benefícios aos alunos e serviços para a comunidade
Por ser uma universidade comunitária, a Unoesc atua atenta às necessidades regionais e também de seus acadêmicos. Por meio de parcerias com os Governos Estadual e Federal oferece bolsas de estudo do ProUni e Uniedu. Além disso, também mantém parcerias com empresas e oferece descontos nas mensalidades, tudo isso para que o acesso ao Ensino Superior seja […]
Publicado em 20/10/2021
Por Unoesc
Por ser uma universidade comunitária, a Unoesc atua atenta às necessidades regionais e também de seus acadêmicos. Por meio de parcerias com os Governos Estadual e Federal oferece bolsas de estudo do ProUni e Uniedu. Além disso, também mantém parcerias com empresas e oferece descontos nas mensalidades, tudo isso para que o acesso ao Ensino Superior seja fomentado. Na relação com a comunidade, a Universidade busca desenvolver atividades que a aproximem dos moradores das localidades em que está instalada, proporcionando serviços gratuitos e de assistência social.
Para os alunos, somente em 2020 foram 3200 bolsas de estudo do ProUni e mais de 3.600 bolsas oferecidas pelo Uniedu, sendo: 98 bolsas de estudo integrais e 2.373 parciais do Art. 170/Estudo; 205 bolsas integrais e 31 parciais do Art. 171/Fumdes Estudo; 447 bolsas integrais e 25 parciais do Uniedu Proesde/Desenvolvimento Regional; 131 integrais e 61 parciais do Art. 171 Fumdes Licenciatura; e 286 bolsas integrais do Proesde Licenciatura.
Na comunidade, também em 2020, segundo os dados do último Relatório Social, mais de 72 mil pessoas foram beneficiadas nas áreas de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Nutrição, Educação Física (escolas de Educação Básica, laboratórios, academia, grupos diversos), Ciências Biológicas e Ciências Contábeis (orientação sobre Imposto de Renda, PF, NAF) e também em atividades do Curso de Pedagogia (PIBID) (brinquedoteca), atendimento de Medicina (AMU), atendimento em saúde animal e dos laboratórios de solos, atendimento de Enfermagem, atendimento ao idoso e assistência jurídica à comunidade.
Outra forma de envolvimento com a comunidade ocorre com a realização dos projetos e cursos de extensão que se constituem em campo de aprendizado para o acadêmico e oferecem à população regional uma possibilidade de atendimento de diversas necessidades que dizem respeito à cultura, à arte, ao meio ambiente e aos conhecimentos necessários a uma cidadania plena. Essas atividades, realizadas nas mais diversas formas beneficiaram mais de 221 mil pessoas também no ano de 2020.
O pró-reitor administrativo da Unoesc, professor Ricardo de Marco, comenta que o processo funciona da seguinte forma: através da pesquisa são identificadas as demandas e isso se transforma em projetos desenvolvidos que beneficiam pessoas menos favorecidas ou ainda, que não tem condições de acessar serviços nas áreas da saúde, direito e outras áreas. Assim, a Universidade contribui com a resolução de problemas melhorando a condição e a qualidade de vida das regiões
— Esse apoio comunitário tem sido muito evidente, principalmente, com o auxílio dos programas do governo do Estado como é o caso do Uniedu que reúne muito recursos, entre eles, os que são destinados ao Proesde, por exemplo, que se dedica a resolver problemas da região oferecendo muitas oportunidades — comenta o pró-reitor de Administração da Unoesc professor Ricardo De Marco.
De acordo com a pró-reitora Acadêmica da Unoesc, professora Lindamir Secchi Gadler, a Unoesc irá expandir ainda mais a inserção dos acadêmicos na comunidade. Para isso, os projetos pedagógicos dos cursos de graduação estão sendo organizados com objetivo de implantar, até início de 2023, novos desenhos curriculares onde 10% da carga horária total do curso será destinada a atividades de extensão. Com isso, serão realizados mais programas, projetos, oficinas, cursos, eventos e prestação de serviço por meio de um processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico que promova a interação transformadora entre as instituições de ensino e outros setores da sociedade e o aluno.
— Essas intervenções que envolvem a comunidade externa contribuem para um perfil de diplomado com competências técnicas e formação cidadã marcada por essas vivências. Com isso a Universidade, o acadêmico e a sociedade promovem as transformações necessárias para o desenvolvimento pessoal, profissional e comunitário — finalizou Lindamir.