Unoesc oferece supervisão e orientação em saúde mental ao Hospital São Roque de Luzerna
A Unoesc Joaçaba está oferecendo supervisão e orientação ao Hospital São Roque de Luzerna na área da saúde mental. O serviço é prestado pela Clínica de Psicologia e pelo Laboratório de Avaliação Psicológica do campus, através das professoras Ana Paula Rosa, Jorgiana Baú Mena Barreto e Marilda Saccol. Além de articular a cooperação da […]
Publicado em 08/07/2015
Por Unoesc
A Unoesc Joaçaba está oferecendo supervisão e orientação ao Hospital São Roque de Luzerna na área da saúde mental. O serviço é prestado pela Clínica de Psicologia e pelo Laboratório de Avaliação Psicológica do campus, através das professoras Ana Paula Rosa, Jorgiana Baú Mena Barreto e Marilda Saccol.
Além de articular a cooperação da Unoesc com a comunidade em geral, a atividade de assessoria em saúde mental pretende identificar e atender às necessidades dos pacientes, os oportunizando uma melhor qualidade de vida e uma convivência mais saudável em sociedade. Também, segundo a coordenadora da Clínica de Psicologia, professora Marilda Saccol, a iniciativa da Unoesc em colaborar com o hospital é uma oportunidade para demonstrar qualidade nos serviços prestados.
— Esse trabalho de integração é importante pois soma esforços em prol da comunidade, valoriza os objetivos da Unoesc e ainda, através da parceria, demonstra qualidade com os serviços prestados — disse.
A coordenadora do curso de Psicologia da Unoesc Joaçaba, professora Jorgiana Baú Mena Barreto, fez questão de destacar que o Hospital São Roque sempre recebe de forma atenciosa os alunos da Unoesc durante o estágio. Portanto, para ela, a colaboração nesse momento também é uma forma de retribuição.
— Essa aproximação com o hospital não é de hoje. Os alunos do curso de Psicologia sempre são recebidos no local durante o estágio de forma muito positiva— complementou.
A assessoria será prestada no período de junho a dezembro de 2015 junto à psicóloga do local, Cláudia Coelho, que é egressa da Unoesc. Diversas atividades já estão programadas como implementar programas de intervenção com as famílias dos pacientes, praticar atendimentos interativos de forma individual e em grupo, incluir a comunidade em programas socioeducativos junto ao hospital e propiciar maior interação com o médico psiquiatra, questionando os casos.
Complementando o projeto, outras ações também estão sendo desenvolvidas pelo curso visando contribuir com o Hospital São Roque como campanhas de doação de roupas, materiais de higiene e livros.