Página inicial O que acontece Unoesc participa da 67ª edição dos Jogos Universitários Catarinenses em Itajaí
Geral Esporte Notícia

Unoesc participa da 67ª edição dos Jogos Universitários Catarinenses em Itajaí

A Unoesc novamente será representada no maior evento esportivo universitário do estado de Santa Catarina. Inicia nesta quarta-feira (10), em Itajaí, a 67ª edição dos Jogos Universitários Catarinenses (JUCs), com a participação de 31 Instituições de Ensino Superior (IES) e aproximadamente 1,3 mil atletas.

Promovido pela Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU) e pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), o evento segue até o dia 16 de julho com a disputa de 17 modalidades coletivas e individuais. Os vencedores, de cada naipe, classificam-se para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).

A Unoesc participa dos JUCs 2024 em 14 modalidades: atletismo (feminino); judô (masculino e feminino); xadrez (masculino e feminino); badminton (masculino); basquetebol (masculino e feminino); basquete 3×3 (masculino); futebol eletrônico (masculino e feminino); futebol (masculino); futsal (masculino); handebol (masculino); tênis de mesa (masculino e feminino); tênis de mesa paradesportivo (masculino); voleibol (masculino e feminino); e vôlei de areia (masculino e feminino).

A delegação da Unoesc é composta por 150 atletas, de todos os campi. Em 2023, quando os JUCs foram realizados em Joaçaba, a Universidade conquistou 23 troféus, sendo 16 de primeiro lugar, dois de segundo lugar e cinco de terceiro lugar, além do título de campeã geral da competição.

— A Unoesc apoia o desporto universitário constantemente, incentivando a prática de esportes, a competição saudável, o companheirismo e o espírito de união e celebração nos ambientes acadêmicos — destaca o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, professor Kurt Schneider.

Seletiva eSports

A FCDU já realizou, nos dias 27 e 28 de abril e 4 e 5 de maio, o eSports dos JUCs. A modalidade envolveu jogos do League of Legends (LoL) e do Counter-Strike 2 (CS2) e contou com representantes da Unoesc em ambas as categorias. Na classificação final do LoL, os atletas da Unoesc Videira ficaram em terceiro lugar. Já no CS2, os jogadores da Unoesc Joaçaba conquistaram a segunda posição.

Com os resultados, a Unoesc está classificada no CS2 e representa a Instituição e o estado na primeira etapa dos JUBs, que acontece no mês de agosto, de forma virtual, com representantes de todas as federações do país. Eles disputam uma das oito vagas à segunda fase dos JUBs, que ocorrerá de forma presencial, no mês de outubro, em Brasília (DF).