Unoesc participa da FACE 2014 em Chapecó
A Unoesc Chapecó está entre os expositores da Feira do Conhecimento, Cultura e Educação (FACE 2014), que acontece em Chapecó a partir desta quinta-feira, 25, até sábado, 27, no pavilhão 4 do Parque da Efapi e tem expectativa de reunir cerca de 20 mil pessoas. O público é formado por finalistas do ensino fundamental, estudantes do ensino […]
Publicado em 24/09/2014
Por Unoesc
A Unoesc Chapecó está entre os expositores da Feira do Conhecimento, Cultura e Educação (FACE 2014), que acontece em Chapecó a partir desta quinta-feira, 25, até sábado, 27, no pavilhão 4 do Parque da Efapi e tem expectativa de reunir cerca de 20 mil pessoas. O público é formado por finalistas do ensino fundamental, estudantes do ensino médio, de graduação e pós-graduação, além de pais e público em geral.Além das palestras que serão ministradas pelos professores e o estande preparado para receber os visitantes, duas atividades da Unoesc chamarão a atenção do público que visitará a feira: um júri simulado com o curso de Direito e a maratona de programação com os cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Computação.
JÚRI SIMULADO
Quem nunca acompanhou um júri de perto, muitas vezes, nem imagina como funciona o trabalho no tribunal. Justamente para apresentar este trabalho para a população, o curso de Direito da UNOESC Chapecó realizará a simulação de um julgamento no tribunal do júri durante a Feira do Conhecimento, Cultura e Educação (FACE 2014). A intenção é mostrar o Direito na prática, tanto para os estudantes envolvidos na ação, quanto para a plateia. A demonstração será de um júri popular e estará aberta ao público – da mesma forma que os julgamentos populares reais – na noite de 26 de setembro (sexta-feira) no pavilhão 4 do Parque da Efapi.
De acordo com os organizadores do evento e professores de Direito da UNOESC, Julivan Augusto Negrini e Juliano Seger, os alunos do estágio penal – oitavo período – vão representar juiz, advogados de defesa, promotores e os jurados que, inclusive, serão sorteados na hora, da mesma forma que ocorre efetivamente nos tribunais. Cerca de 30 a 40 estudantes estarão envolvidos na simulação e, posteriormente, farão um relatório da atividade como forma de avaliação do estágio.
— A ideia é que os alunos possam sentir como funciona a atuação do tribunal do júri, que participem da atividade de uma forma mais próxima do que apenas assistindo — explica Negrini.
O processo que será apresentado é um caso real, de outro estado brasileiro e já arquivado. Os nomes contidos no processo também serão preservados.
— Fazemos isso para que as pessoas saibam como funciona, para terem este conhecimento, até porque muita gente tem curiosidade e não sabe que o júri popular é público e qualquer um pode participar — afirma o organizador.
Como a FACE é voltada a estudantes, sendo que muitos deles ainda estão decidindo em que carreira ingressar, o tribunal também pode ajudar.
— Eu mesmo decidi cursar Direito assistindo o júri de um caso envolvendo um vizinho. Eu tinha 18 anos e estava indeciso entre Engenharia Civil e Direito e foi a partir deste júri que eu fiz minha escolha — conta o professor Negrini, que também atua como advogado na área penal.
MARATONA DE PROGRAMAÇÃO
Enquanto corre o relógio, as equipes precisam resolver os problemas de computação. A atividade, segundo o coordenador do curso de Sistemas de Informação da UNOESC Chapecó, Tiago Zonta, treina os jovens para resolverem dificuldades sob pressão, além de estimular a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe e a busca de soluções de software.
—Trata-se de uma competição que reúne diversão e aprendizado — destaca.
A Maratona de Programação será realizada no próximo dia 26 (sexta-feira) das 14h às 18h e é destinada a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (como Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação e Matemática, por exemplo).
A Maratona é conhecida por reunir um grande número de participantes em uma disputa de computação. De acordo com Tiago Zonta, a competição, aos poucos, ganha mais adeptos na região.
— Prova disso é que times de Chapecó foram destaque na última edição da Maratona de Programação, sendo que conquistaram a melhor colocação de Santa Catarina na fase Nacional de 2013 e ficaram entre as 27 melhores equipes do Brasil. A equipe que teve este resultado foi a da UFFS — relata o coordenador do curso de Sistemas de Informação da UNOESC Chapecó.
A competição contará com um número de seis a 10 problemas e, a cada problema enviado com erro, o participante receberá uma penalização de 20 minutos – fator de desempate quando os times tiverem o mesmo número de acertos.
— Cada equipe terá apenas uma máquina à disposição, o que exige uma boa estratégia, pois enquanto um digita, o outro resolve um problema ou tenta encontrar um erro, caso não tenha acertado — explica Zonta.
Para participar, os integrantes dos times devem estar matriculados em cursos de graduação e compor um time formado por três participantes. Além da Unoesc, a Maratona da FACE contará com o apoio de professores da UNOCHAPECÓ, URI e UFFS.
FACE 2014
Com exemplos e atividades como esta, a FACE quer proporcionar aos estudantes conhecimento sobre diferentes áreas de atuação e ajudar na escolha profissional. Durante três dias serão realizadas palestras, workshops, exposição, apresentações artísticas, competições de games e robótica e encaminhamentos para o vestibular e para o mercado de trabalho.