Unoesc participa de seminário sobre práticas alimentares de famílias agrícolas do Oeste Catarinense
No evento, que ocorreu no dia 4 de julho de 2019, em Chapecó, foram apresentados e debatidos os resultados de duas pesquisas realizadas pela Epagri, em parceria com outras instituições, intituladas “Produção de alimentos para autoconsumo na região Oeste Catarinense” e “Governança alimentar e práticas das famílias agrícolas: uma abordagem pelos fluxos de provisão de […]
Publicado em 12/07/2019
Por Unoesc
No evento, que ocorreu no dia 4 de julho de 2019, em Chapecó, foram apresentados e debatidos os resultados de duas pesquisas realizadas pela Epagri, em parceria com outras instituições, intituladas “Produção de alimentos para autoconsumo na região Oeste Catarinense” e “Governança alimentar e práticas das famílias agrícolas: uma abordagem pelos fluxos de provisão de alimentos e a multilocalização familiar (Gapra)”.
Na oportunidade, alunos do Mestrado em Sanidade e Produção Animal e de Graduação da Unoesc Xanxerê participaram do evento de forma ativa, fazendo questionamentos e intercâmbio de conhecimentos com os painelistas.
A professora da Unoesc Xanxerê, Idiane Mânica Radaelli, descreve que o Seminário problematizou sobre as questões que perpassam o rural e o urbano.
— O evento evidenciou questões da agricultura familiar da região Oeste como a mudança de hábitos e a influência direta que a produção de alimento tem para as pessoas que residem no meio urbano. Percebe-se a necessidade de continuar realizando estudos para conhecer mais esta realidade, que vem sofrendo transformações, e assim contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar — comenta a professora Idiane.
Para o acadêmico do curso de Agronomia, Rodrigo de Martini, o Seminário trouxe várias informações importantes para a área da pesquisa.
— As discussões contribuíram para o entendimento da importância econômica da produção agrícola familiar no quesito autoconsumo e os traços culturais na alimentação da região — cita o acadêmico.
*Com informações da professora Idiane Mânica Radaelli.