Unoesc participa do 1º Encontro dos Programas de Pós-graduação em Medicina Veterinária
Publicado em 15/10/2024
Por Imprensa Xanxerê
Nos dias 3 e 4 de outubro, a cidade de Lages (SC) sediou o “1º Encontro dos Programas de Pós-graduação da área de Medicina Veterinária” do estado, um evento pioneiro tanto em nível estadual quanto nacional. O encontro proporcionou um ambiente para troca de conhecimentos e discussões aprofundadas sobre o cenário atual da pós-graduação na Medicina Veterinária, com o objetivo de promover o desenvolvimento científico e acadêmico da área.
Um dos principais focos do evento foi a discussão dos pontos que deverão ser incluídos no relatório da Coleta Sucupira, no quadriênio 2021-2024, perante os critérios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As palestras proporcionaram uma visão abrangente sobre o perfil dos Programas de Pós-graduação em Medicina Veterinária, com destaque para a fala do professor Doutor Carlos Eduardo Ambrósio, coordenador de área da Medicina Veterinária, que abordou o panorama dos programas em nível nacional. Outro destaque foi a palestra do professor Doutor Carlos Adam Conte Júnior, coordenador adjunto da área, que discutiu o papel das agências de fomento no avanço científico e o impacto que têm no fortalecimento da pesquisa e inovação. Já a professora Doutora Vanessa Peripolli, coordenadora de área dos Programas Profissionais, trouxe reflexões sobre o perfil dos Programas Profissionais da Medicina Veterinária e a importância dos Programas de Treinamento Técnico (PTTs) para a formação técnica de excelência.
O encontro também foi um momento de troca de experiências entre os coordenadores dos Programas de Pós-graduação de Medicina Veterinária de Santa Catarina, que compartilharam os avanços e desafios. A coordenadora do Programa de Pós-graduação em Sanidade e Produção Animal da Unoesc (PPGSPA), professora Giovana Camillo, representou o Programa, destacando as principais linhas de pesquisa, infraestrutura e atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Com uma programação diversificada, o evento contou com a participação de docentes, discentes e egressos e incluiu a apresentação de cerca de 50 resumos em formato de pôster, além de 11 apresentações orais de trabalhos. A troca de experiências fomentou a colaboração entre os programas e abriu possibilidades de parcerias futuras.
— O encontro foi um marco para o fortalecimento dos Programas de Pós-graduação em Medicina Veterinária em Santa Catarina, promovendo discussões estratégicas que beneficiarão não só os docentes e discentes, mas também a sociedade como um todo — comentou a coordenadora do PPGSPA da Unoesc.