Página inicial O que acontece Unoesc participa do Dia C da Ciência
Graduação Pesquisa Joaçaba Xanxerê Videira São Miguel do Oeste Chapecó

Unoesc participa do Dia C da Ciência

Com o objetivo de despertar a atenção para o quanto é relevante produção de conhecimento cientifico e tecnológico, a Unoesc participou neste dia 17 de outubro do Dia C da Ciência, iniciativa de âmbito nacional das universidades e institutos tecnológicos, que busca aproximar e despertar a atenção da comunidade para a produção de conhecimento cientifico produzido nos mais […]


Com o objetivo de despertar a atenção para o quanto é relevante produção de conhecimento cientifico e tecnológico, a Unoesc participou neste dia 17 de outubro do Dia C da Ciência, iniciativa de âmbito nacional das universidades e institutos tecnológicos, que busca aproximar e despertar a atenção da comunidade para a produção de conhecimento cientifico produzido nos mais diversos campos do saber. Para tal, foram realizadas atividades alusivas em todos os campi da Universidade.

A Unoesc Joaçaba realizou na manhã do dia 17, um Café com Lideranças na Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC). Na oportunidade, o diretor de pesquisa pós-graduação e extensão da Unoesc Joaçaba, professor Júlio César Ribeiro Lyra, apresentou alguns dados relevantes para ilustrar a importância dos projetos de pesquisas para a comunidade, bem como atividades de extensão vinculadas a pesquisa, como atendimento psicológico, odontológico, assistência jurídica e orientação financeira do NAF.

De acordo com o diretor, segundo o levantamento realizado no SIEPE 2018, na Unoesc Joaçaba foram cerca de 895 resumos apresentados em toda a Unoesc, 42 projetos de pesquisa enquadrado no artigo 170, 42 professores com horas de pesquisas na, 80 projetos de observação prática envolvendo alunos voluntários, entre outros mais.

O coordenador do Programa de Mestrado e Biociências da Saúde, Jovani Antônio Stefani, também falou sobre a importância desse dia. Segundo Stefani, o objetivo maior do evento é aproximar a ciência da sociedade sensibilizando a população no sentindo de apoiar a pesquisa a ciência e a tecnologia e pressionar o governo a manter as políticas públicas e os financiamentos já que essas são as primeiras áreas a sofrerem cortes em situações de crises.

— Nós não vivemos sem a ciência ela está impregnada na sociedade e precisamos dela tanto quanto precisamos do ar para viver. Sem ciência não há controle da dor, não haveria a cura. A ciência nos traz esperança. Embora os produtos da ciência estejam ligados intrinsecamente ao dia-dia das pessoas não há uma consciência, uma percepção dessa realidade. É preciso entender que o que garante a sustentabilidade da sociedade e a qualidade de vida é o resultado da pesquisa cientifica — argumenta.

O coordenador ainda enfatizou, que só no setor de oncologia a Unoesc possui onze projetos em andamento. E que essas, e outras pesquisas competem com pesquisas internacionais.

— Somos de fato, uma universidade comunitária realizando grandes descobertas e sem deixar de fazer parte e resolver questões pertinentes à comunidade — explica.

Nesta oportunidade o professor doutor Jovani lançou a campanha do material que visa combater e prevenir a Síndrome do Computador. Este projeto foi desenvolvido a partir de pesquisas desenvolvidas pelos mestrandos do Mestrado e Biociências da Saúde.

O presidente da ACIOC, Eduardo Freiberger considerou o evento de grande relevância.

—  A universidade tem a oportunidade de apresentar seus projetos, que como podemos perceber impactam positivamente na comunidade, trazendo tecnologia e inovação para o nosso dia-dia, e que são desenvolvidos aqui e amplificado mundo a fora — enfatiza.

No mesmo dia, na Praça da Prefeitura, foi promovida a exposição dos resultados de diversos projetos de pesquisa. Já na Unoesc Campos Novos aconteceu a 10ª reunião Catarinense do Milho e Feijão e que abordou assuntos relacionados à pesquisa e inovação nessa área. Além destas ações, também foram feitas várias entrevistas na Rádio Unoesc FM onde os pesquisadores da Unoesc tiveram a oportunidade de expor a importância da pesquisa no desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida das pessoas e os resultados das mesmas. A importância da pesquisa também foi abordada na Câmara de Vereadores pelo professor e vereador Ricardo Antonello na seção da Câmara do dia 17 de outubro de 2018.

— O maior objetivo do Dia C da Ciência é mostrar para a comunidade que a ciência está muito presente no nosso dia a dia. Conhecendo essa importância, possa a sociedade se mobilizar cobrar dos órgãos representativos para quem apoiem cada vez mais o desenvolvimento de pesquisas e novas tecnologias que impulsionam o desenvolvimento regional, estadual e mundial — concluiu o diretor de Pesquisa Pós-Graduação e Extensão, professor Júlio Cesar Ribeiro Lyra.

Unoesc Chapecó

Em alusão ao Dia C da Ciência na Unoesc Chapecó, no dia 17 de outubro, foi vinculada mídia televisiva na RIC TV Record, destacando projetos de pesquisas relevantes e inovadoras em parceria com universidades estrangeiras. Na ocasião, foram entrevistados os estudantes Amanda Haiduk, orientada pelo professor Emiliano Amarante Veiga, do curso de Engenharia de Computação que fará intercambio no México em 2019, e falou sobre “Dispositivo eletrônico baseado em comprimento de onda 470nm para inibir o crescimento de bactérias e fungos em meio biológico” Felipe Zeiser do curso de Engenharia de Computação, orientado pelo Tiago Zonta, que fez intercâmbio em Portugal em 2017 e falou sobre o “Auxilio na detecção de Massas em Mamografias Digitalizadas Utilizando a Rede Neural U-NET” e, Alisson Junior Cozzer, orientado por Fabio Augusto Lise, do curso de Psicologia que realizou intercâmbio em Moçambique em 2017 e relatou sobre sua pesquisa que trata da “Análise Comparativa de dados Psicossociais entre Usuários de Drogas de uma Unidade Prisional de Chapecó (Brasil) e outra de Maputo (Moçambique)”.

No mesmo dia, foi veiculada, no jornal online Clic RDC, matéria referente aos trabalhos realizados na Unoesc com a escolinha de base da Chapecoense, com foco, nas avaliações, pesquisas e publicações dos resultados, realizados nos vários laboratórios do curso de Educação Física, envolvendo acadêmicos bolsistas e professores, visando a preparação técnica dos jogadores e na capacitação dos acadêmicos do curso para atuarem na área.

— Por meio da pesquisa a Unoesc cumpre sua missão de promover a formação humana e profissional, oportunizando o ensino, a pesquisa e a extensão, gerando conhecimento para o desenvolvimento regional com sustentabilidade — afirmou a professora Sandra Toffolo, responsável pelo setor de pesquisa da Unoesc Chapecó,

Além dessas ações, em torno de 100 diplomados e concluintes dos cursos de Graduação e Pós-graduação participaram do “Encontro dos Diplomados” que contou com palestra sobre “Inovação Profissional” e depoimentos dos participantes. 

Já em setembro foi realizada a 4ª Conferência Regional de Inovação e Empreendedorismo – CRIE, envolvendo mais de 40 escolas, com dezenas de atividades e exposições de projetos inovadores que são desenvolvidos pelos estudantes e professores das escolas da rede Estadual. E uma palestra com o doutor Miguel Nicolelis, um dos 20 cientistas mais influentes do mundo que tratou sobre os “Avanços da Tecnologia e Suas Implicações no Futuro”.

Unoesc Videira Xanxerê e São Miguel do Oeste

Na Unoesc Videira, foi veiculada matéria sobre o assunto dando ênfase para a 24ª edição do Seminário de Iniciação Científica, o 11º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão e a 9ª Mostra Universitária (Siepe), que aconteceram em setembro e teve como objetivo socializar os resultados dos trabalhos acadêmicos científicos.

Na matéria foi enfatizado que dentre os trabalhos apresentados dois projetos receberam certificado de mérito científico, pela relevância e destaque acadêmico um deles de autoria da aluna Rafaela Ansiliero com a orientação da  professora doutora Jane Mary Neves Lafayette Gelinsk, intitulado “Identificação e Avaliação da Resistência e Multirresistência a Antimicrobianos de Sorotipos de Salmonella Sp. de Uma Cadeia Produtiva de Frangos de Corte”  e o projeto do  acadêmico Samuel Santos Miguel, com a orientação da professora doutora Marilda Pasqual Schneider, intitulado “Desenho dos sistemas de avaliação, prestação de contas e responsabilização (Accountability) na educação básica: estudo comparado entre Brasil e Portugal”

 — Atualmente em torno de 28 bolsistas de iniciação científica das diversas áreas de conhecimento, estão desenvolvendo projetos de pesquisa e de pesquisa e extensão no campus, onde se evidencia a importância da iniciação científica e da pesquisa na formação e que é preciso gerar tecnologia, desenvolvimento econômico e social através do conhecimento científico — avalia o professor Gilson Luiz Leidens, diretor de Graduação, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão.

Na Unoesc Xanxerê, O Dia C da Ciência foi lembrado por meio de um vídeo postados nas redes sociais dos cursos, apresentado em sala de aula e na Cantina, durante o intervalo das aulas.

—Essa iniciativa quer mostrar a importância da ciência em seu cotidiano e como dependemos dela para o desenvolvimento do país — reiterou a professora Marcieli Maccari, diretora de Pesquisa Pós-graduação e extensão da Unoesc Xanxerê.

Já em São Miguel do Oeste, foi realizada a apresentação de pôsteres de pesquisas desenvolvidas por acadêmicos e professores da Universidade, nos corredores do hall de entrada do campi.

— É importante despertarmos cada vez mais o entendimento nas pessoas sobre o quanto é necessário e de que forma a ciência impacta em suas vidas. Destacamos que a sabedoria de um país depende da sua capacidade de produzir conhecimento científico, e isso só acontece por meio de investimento em ciência e tecnologia. Sem as descobertas científicas, não existiriam as infinitas soluções que temos e norteiam nosso dia a dia, ou seja, não teríamos remédio, energia, aprimoramento da agricultura, novas tecnologias de comunicação, melhoramento nos processos produtivos, enfim, diversas soluções que de certa forma passa até mesmo despercebidas pelo público em geral, mas que somente existem porque houve ciência e produção de novos conhecimentos — afirmou o diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, professor Evelácio Kaufmann. 

*Texto com informações todos os campi

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.