Página inicial O que acontece Unoesc participa do Fórum em Defesa das Universidades Comunitárias realizado na Alesc
Geral

Unoesc participa do Fórum em Defesa das Universidades Comunitárias realizado na Alesc


Um encontro marcado pela presença de 21 parlamentares e mais de 1,5 mil alunos de todas as regiões do estado. Assim foi a reunião de instalação do Fórum Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias realizada na quarta-feira (29), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) sob a coordenação do deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD). Da Unoesc, participaram o reitor, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco, membros do Diretório Central dos Estudantes (DCE­), entre eles o presidente Jean Calza e cerca de 50 estudantes de vários cursos.

O Fórum foi instituído com o objetivo de apoiar e fortalecer o sistema comunitário, modelo que possibilitou a interiorização do ensino superior em Santa Catarina e contribui até os dias atuais para o desenvolvimento das regiões por intermédio da prestação de serviços às comunidades.

— Quantos milhares de catarinenses são atendidos todos os anos, quantas comunidades têm seu desenvolvimento regional graças a essas instituições. Portanto, nosso objetivo com o Fórum é o de permitir que cada vez mais possamos avançar e que as pessoas possam manter o sonho e o direito de cursarem uma faculdade e contribuírem com o desenvolvimento das suas comunidades — enalteceu o deputado Napoleão Bernardes.

A presidente da Acafe, reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Luciane Bisognin Ceretta, lembrou a história das Instituições de Ensino Superior (IES) da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e assegurou que diálogos, como o que ocorreu na Alesc, são rotineiros há quase 60 anos, e fruto dessas discussões e muita coragem da sociedade civil é que surgiram as Fundações Educacionais.

— Há 60 anos só existia a UFSC. Os extremos do estado não tinham como se deslocar para cursar o ensino superior, e foi graças ao diálogo e à coragem que surgiram nossas instituições comunitárias. Fruto delas, já somamos mais de 700 mil egressos que ajudaram a construir Santa Catarina e colocar o estado entre os melhores índices de PIB e IDH do Brasil. Quero dizer para vocês que diálogo como este, que estamos fazendo aqui nesta casa, nós fazemos diariamente entre nossas IES, sempre pensando em como melhorar as nossas universidades e toda a sociedade em que elas estão inseridas. Nosso diálogo é constante — assegurou.

Além deste encontro, outros fóruns estão programados para acontecer a partir de sexta-feira (31), nas universidades ligadas ao sistema Acafe, reunindo parlamentares, representantes do poder público, comunidade acadêmica e sociedade em geral. Na Unoesc, o Fórum será realizado no dia 3 de abril, no Auditório Afonso Dresch, a partir das 19h30.

— Somos cerca 142 mil estudantes nestas universidades, mais de 80 mil somente na Graduação presencial. Buscamos aproximar os parlamentares das universidades comunitárias ressaltando todo o trabalho em prol da sociedade que é realizado e chamando atenção para a destinação dos recursos do Estado para universidades sem fins lucrativos — comentou o presidente do DCE, Jean Calza.

— O modelo do ensino comunitário é patrimônio catarinense. É inegável que as universidades sem fins lucrativos promovem a democratização do ensino superior e o desenvolvimento socioeconômico do estado, ao investirem seus recursos na própria comunidade e ensino, com impactos significativos na região em que estão inseridas. A pauta do Fórum é relevante em muitos aspectos, em especial, neste momento, em que se discute o projeto de governo da Universidade Gratuita. Esse ambiente fortalece o movimento comunitário em uma escala jamais vista — ressaltou o reitor da Unoesc, professor Ricardo Antonio De Marco.

*Com informações da Acafe.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.