Página inicial O que acontece Unoesc Pinhalzinho promove desfile de moda inclusiva com estudantes da APAE
Notícia Inserção Social Sustentabilidade Comunidade Pinhalzinho

Unoesc Pinhalzinho promove desfile de moda inclusiva com estudantes da APAE

O Curso de Design da Unoesc Pinhalzinho realizou um evento marcante que reuniu criatividade, inclusão e solidariedade. Em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Pinhalzinho, os estudantes bolsistas do programa Universidade Gratuita organizaram o projeto “Além das Costuras”, que culminou em um desfile de moda inclusiva, parte das ações do Projeto ECOA de descaraterização de mercadorias apreendidas pela Receita Federal do Brasil.

O projeto “Além das Costuras” tem como objetivo promover a inclusão e a criatividade por meio da moda. Os estudantes de Design se uniram aos alunos da APAE, para criar uma coleção única de roupas, desafiando as normas tradicionais do mundo da moda. Parte das peças customizadas e descaracterizadas foram doadas pela Receita Federal, adicionando um componente de sustentabilidade ao projeto.

Sob a orientação da professora Lidiane Camiloti e dos estudantes da Unoesc, os participantes da APAE participaram como modelos das roupas, e cada peça descaracterizada passou por ajustes de modo a se tornarem expressivas e únicas. Cada peça desenvolvida contou uma história, refletindo a personalidade e a criatividade de seus criadores, destacando a importância da diversidade e da inclusão.

O desfile de moda foi o ponto alto do projeto, e as criações foram apresentadas ao público em um ambiente acolhedor e inclusivo. Mais do que apenas mostrar roupas, o evento celebrou a diversidade e a capacidade criativa de todos os envolvidos, desafiando estereótipos e inspirando a comunidade a ver além das limitações percebidas. Ao destacar o potencial criativo e a expressão artística de todos os participantes, o projeto “Além das Costuras” visou não apenas transformar roupas, mas também vidas, criando um mundo onde todos têm espaço para brilhar na passarela da vida.

Para o Coordenador do Curso, professor Eduardo Cipriani Schwengber, os resultados da atividade foram extremamente satisfatórios, especialmente por se tratar de uma atividade social de grande relevância.

— A fundamental parceria entre a Receita Federal do Brasil e a Unoesc, por meio do projeto ECOA e do braço do projeto intitulado “Além das Costuras: Um Desfile Inclusivo de Moda”, deu visibilidade à causa da inclusão de pessoas com necessidades em âmbito social regional — reforçou Schwengber.

Os estudantes de Design, além de participarem como criadores das peças, também cuidaram de todos os detalhes do evento, incluindo a preparação visual dos modelos, garantindo que o desfile fosse um sucesso e uma celebração da criatividade e inclusão.