Unoesc presente nas comemorações dos 70 anos de Videira
Através dos cursos de Artes Visuais e Pedagogia, a Unoesc Videira participa do 1º Festival Escolar de Teatro, promovido pela Secretaria de Turismo e Cultura, em parceria com o Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição. O evento começou nesta terça-feira, 23, e se estende até sexta-feira, 26 de setembro, fazendo parte das comemorações dos 70 anos de Videira. Várias peças […]
Publicado em 24/09/2014
Por Unoesc
Através dos cursos de Artes Visuais e Pedagogia, a Unoesc Videira participa do 1º Festival Escolar de Teatro, promovido pela Secretaria de Turismo e Cultura, em parceria com o Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição. O evento começou nesta terça-feira, 23, e se estende até sexta-feira, 26 de setembro, fazendo parte das comemorações dos 70 anos de Videira.
Várias peças teatrais apresentadas por instituições de ensino de Videira estão sendo encenadas ao público no salão Padre Jordan. À Unoesc coube na noite de ontem, terça-feira, 23, relatar como foi a implantação do ensino superior no município, processo que iniciou ao final da década de 60, através da Fundação Educacional Empresarial do Médio Vale do Rio do Peixe (Femarp), hoje Unoesc.
A encenação contou com acadêmicos sob a orientação da professora Wilmair Campos e da responsável pelo setor de extensão da universidade, Cristiane Bonatto de Morais.
— A Unoesc, explica o professor Geraldo Vieceli, coordenador dos cursos de Artes Visuais e Pedagogia, não poderia ficar de fora dessa comemoração, pois faz parte efetiva da história de Videira e esteve presente em muitos aspectos importantes do desenvolvimento do município embora, para tanto, foi preciso escolher apenas alguns aspectos dessa trajetória para representar, devido ao tempo proposto.
— Nesse sentido, apresentamos o desafio às acadêmicas do curso de Artes Visuais e de pedagogia, para representarem a Universidade com a montagem desse teatro e tivemos a felicidade de poder contar com o auxílio das professoras Wilmair Campos e Cristiane Bonatto de Morais, as quais elaboraram o roteiro e o ensaio da peça. O resultado foi um sucesso.
De acordo com Vieceli, esse trabalho buscou mostrar a importância da Unoesc na comunidade local e regional como a principal articuladora do Ensino Superior e que tem sua história atrelada ao desenvolvimento da comunidade.
— O empenho do curso de Artes Visuais foi igualmente louvável, porque demonstraram muita dedicação e criatividade, aspectos essenciais para a realização da peça. Parabenizamos as acadêmicas dos cursos de Artes Visuais e Pedagogia pela atuação, bem como o município por essa iniciativa cultural — finalizou.
Além da encenação feita pelos estudantes, a peça apresentada pela Unoesc conta ainda, com entrevistas de personalidades que na época tiveram participação decisiva para que o ensino superior viesse para a região, dentre elas o prefeito Wilmar Carelli, o empresário Flávio Brandalise, que presidiu a Femarp, além de outros professores e dirigentes que também deram o seu testemunho.
Um audiovisual contribuiu nas apresentações, mostrando como a comunidade recebeu, na época, a informação de que Videira finalmente passava a contar com uma faculdade. O primeiro curso de graduação oferecido em Videira foi Ciências Contábeis, que até hoje continua formando profissionais para atender à demanda regional, sendo um dos mais procurados pelos estudantes.