Página inicial O que acontece Unoesc prestigia o nono aniversário do Observatório Social do Brasil de Chapecó
Evento Geral Comunidade Notícia Chapecó

Unoesc prestigia o nono aniversário do Observatório Social do Brasil de Chapecó

O Observatório Social do Brasil de Chapecó (OSB-Chapecó) completou nove anos de atuação. Na data comemorativa realizou o lançamento do 1º Relatório de Sustentabilidade, referente ao ano de 2023. O evento foi realizado na Cantina do Condomínio Cesec, em Chapecó. A entidade é parceira da Unoesc e possibilita um espaço para que estudantes tenham a chance de aplicar os conceitos e princípios discutidos em sala de aula, desenvolvendo habilidades de pesquisa, envolvimento social, análise crítica e trabalho em equipe.

São dezenas de estudantes envolvidos nas atividades relacionadas à Força Tarefa Cidadã, acompanhamento de licitações, de obras e do legislativo. Além disso, os alunos do curso de Direito, por meio do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), envolveram-se em análises iniciais e finais de procedimentos licitatórios, emissão de minutas de pareceres e na realização do acompanhamento de entrega dos objetos licitados, por meio dos estágios acadêmicos obrigatórios.

— O trabalho conjunto entre a Universidade e o Observatório Social do Brasil – Chapecó tem sido fundamental para a formação dos nossos estudantes e para a promoção da transparência na gestão pública. Ao envolver nossos alunos em atividades práticas de fiscalização e análise, estamos não apenas contribuindo para uma administração mais responsável, mas também preparando uma nova geração de cidadãos conscientes e engajados — aponta o diretor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc Chapecó, Diego Beal, que junto do diretor de Ensino da Unoesc Chapecó, Celso Paulo Costa, representa a Universidade dentro do Observatório.