Unoesc promove a 2ª Jornada Empreendedora Juvenil Regional Extremo-Oeste
Publicado em 15/10/2024
Por Imprensa São Miguel d'Oeste
A Unoesc São Miguel do Oeste, por meio do I.Nova Unoesc, em parceria com a Fapesc, Citeosc e a Coordenadoria Regional de Educação de São Miguel do Oeste, realizou a 2ª Jornada Empreendedora Juvenil Regional Extremo-Oeste: Olimpíada da Inovação. O evento reuniu estudantes do Ensino Médio das escolas de Bandeirante, São Miguel do Oeste e Guaraciaba, oferecendo uma experiência imersiva em empreendedorismo e inovação.
Durante o Startup Day, os participantes foram desafiados a encontrar soluções criativas para problemas cotidianos, desenvolvendo propostas de startups em equipe. A atividade estimulou o trabalho colaborativo, a inovação e o pensamento crítico entre os jovens, promovendo um ambiente que aproximou o universo acadêmico e o empreendedorismo da realidade escolar.
A coordenadora do Ensino Médio da Coordenadoria Regional de Educação, Diane Ferro, destacou a importância do evento para a formação integral dos estudantes.
— Essa foi uma atividade importante para o desenvolvimento de diferentes habilidades e competências. Os estudantes, que estão participando da formação técnica profissional na rede estadual, tiveram nessa parceria com a Unoesc a possibilidade de expandir suas ideias e trocar sugestões com colegas de outras escolas, fortalecendo a formação desenvolvida em sala de aula. Acredito que a parceria com a Unoesc contribui para que esses estudantes tenham uma visão ainda maior sobre o próprio futuro — enfatizou Diane.
Para Wanderson Luiz Salvi, da EEB. Hélio Wasun, de Bandeirante, e integrante da equipe vencedora da jornada, a experiência foi transformadora.
— Achei maravilhoso! Foi uma experiência muito legal, com pessoas de outras escolas, e isso foi essencial para o nosso crescimento como empreendedores. Agradeço à Unoesc pela oportunidade e, com certeza, ano que vem estaremos de volta — comentou Salvi entusiasmado.
Douglas Rodrigues, diretor de inovação de São Miguel do Oeste e facilitador do evento, destacou o impacto da jornada no ecossistema de inovação regional. — Esse evento é o que chamamos de “Topo de Funil”, pois traz novas ideias e negócios para a região. Muitos dos projetos desenvolvidos pelos estudantes têm grande potencial para se transformar em negócios de sucesso, fortalecendo o ecossistema de inovação e o desenvolvimento econômico sustentável da nossa comunidade — afirmou Rodrigues.
O coordenador do evento, professor Eduardo Cipriani Schwengber, destacou o papel da Unoesc em promover o empreendedorismo e a inovação na região.
— A Unoesc, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, está trazendo o empreendedorismo e a inovação para dentro das escolas. Queremos que esses estudantes levem o conhecimento adquirido aqui para suas comunidades, contribuindo para a disseminação da cultura empreendedora e inovadora em toda a região — finalizou Schwengber.