Unoesc promove atividades e orientações on-line para grupos de idosos
A Unoesc Chapecó por meio do Programa Educação ao Longo da Vida (ELV), está promovento um momento de informações e suporte emocional aos estudantes da Melhor Idade devido a pandemia mundial, ao qual pertencem ao grupo de risco. As atividades são disponibilizadas por meio de grupos de WhatsApp e Facebook, que segue um cronograma elaborado pela coordenação e professores. […]
Publicado em 03/04/2020
Por Unoesc
A Unoesc Chapecó por meio do Programa Educação ao Longo da Vida (ELV), está promovento um momento de informações e suporte emocional aos estudantes da Melhor Idade devido a pandemia mundial, ao qual pertencem ao grupo de risco. As atividades são disponibilizadas por meio de grupos de WhatsApp e Facebook, que segue um cronograma elaborado pela coordenação e professores.
São compartilhados conteúdos e orientações referente as temáticas vinculadas as disciplinas e também suprindo necessidades apresentadas. A ação tem trazido efeito positivo no sentido de mudar o foco do problema direcionando para desenvolver outras habilidades e conhecimentos.
A estudante do programa ELV Ivete Terezinha Maldaner Gusatto, diz estar sentindo muito o isolamento, pois sempre foi muito ativa, mas se sente mais feliz com as atividades online.
— Estou procurando fazer de tudo um pouco e orar bastante, pois me solidarizo com as famílias que perderam os entes queridos. Continuar estudando e realizando as atividades físicas me auxiliam e muito nesse processo — comenta Ivete.
Para o aluno Aloisio Boeing, esse é um excelente momento para estudo em casa.
—Nossos mestres estão nos passando atividades importantes e fácil de entender, que continuemos acompanhando nos grupos — salienta Boeing.
Para o professor Celso Paulo Costa, a voz dos mais vividos ajuda a enfrentar as situações da vida com mais sabedoria, pois eles já viveram muitas coisas que estamos enfrentando e ouvi-los é um gesto de maturidade e humildade que permite orientar nossas ações, fortalecer nossas convicções e/ou evitar equívocos.
O Programa Educação ao Longo da Vida é coordenado pela Professora Sandra Maria Toffolo e considera as tecnologias como essenciais na promoção e propagação de conhecimentos e informações, também acredita que os sentimentos que se afloram nesse período de isolamento nos desafiando ao ensino e aprendizagem que vão além da multidisciplinaridade e por se tratar de idosos, grupo que possui especificidades, o desafio é maior.
Texto: Sandra Maria Toffolo