Página inicial O que acontece Unoesc promove evento sobre violência, machismo e assédio com universidades da Argentina e Colômbia
Graduação Geral São Miguel do Oeste Pinhalzinho

Unoesc promove evento sobre violência, machismo e assédio com universidades da Argentina e Colômbia

Os cursos de Pedagogia, Arquitetura e Urbanismo, Direito e Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste e Pinhalzinho promoveram, recentemente, a mesa-redonda “Violência estrutural, machismo estrutural e assédio: um olhar interdisciplinar”. O evento contou com a participação da Universidad de la Cuenca del Plata da Argentina  (UCP) e da Universidad El Bosque da Colômbia. Mais […]


Os cursos de Pedagogia, Arquitetura e Urbanismo, Direito e Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste e Pinhalzinho promoveram, recentemente, a mesa-redonda “Violência estrutural, machismo estrutural e assédio: um olhar interdisciplinar”. O evento contou com a participação da Universidad de la Cuenca del Plata da Argentina  (UCP) e da Universidad El Bosque da Colômbia. Mais de 300 pessoas participaram da atividade.

Durante a mesa-redonda, foram abordados temas sobre as violências, machismo e assédio, os preconceitos e a discriminação nos ambientes educacionais e profissionais dos municípios, Estados e País. Segundo a coordenadora do curso de Psicologia, professora Lisandra Antunes de Oliveira, é fundamental discutir o tema a partir de diversas perspectivas.

— Esse diálogo entre as universidades foi fundamental, já que aproximou e estreitou laços, surgindo outros projetos a partir desse momento. O diálogo entre os cursos e os centros acadêmicos também foi de suma importância, pois demonstrou a relação de acolhimento que a Universidade tem às pautas que são debatidas na sociedade — avalia a professora.

O coordenador de Psicologia, professor Álvaro Cielo Mahl, avaliou de forma positiva a atividade.

— É importante para vermos e compreendermos as diversas formas de manifestação dessa realidade, em diversas culturas e sob vários ângulos, para que possamos pensar e planejar, coletivamente e de forma mais robusta, ações de combate e luta contra todo e qualquer tipo de violência — afirma o professor.

Para a coordenadora de Pedagogia, professora Janes Cerezer Köhnlein, o debate com outras universidades fortalece conceitos e posturas diante das práticas de violência.

— Tratar esse tema de forma interdisciplinar reafirma o compromisso que temos de refletir sobre temas cotidianos, mas com uma certa complexidade, uma vez que os aspectos culturais, sociais e pedagógicos estão diretamente ligados à organização dos processos de vida do acadêmico — ressalta a professora. 

O coordenador do curso de Direito, Peterson Schaedler, destaca a importância de debater o tema.

— A compreensão das causas históricas, de formação da sociedade e do comportamento do homem são fundamentais para uma visão holística do problema, contribuindo para a correta aplicação do Direito no caso concreto — destaca o professor.

A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Leandra Daiprai, observa que os eventos realizados de forma remota estão contribuindo para promover debates com outras universidades, trazendo outras realidades.

— É importante debater esse tema de forma interdisciplinar, para possibilitar as diferentes formas de abordagem, que podem ser feitas em função da área de formação de cada profissional e das vivências de cada pessoa — conclui a professora.

Ministrantes da mesa-redonda

A mesa-redonda teve como ministrantes, a psicóloga e professora da UCP, Mariana Alassia; a psicóloga e professora da UFSC, Suzana Tolfo; a pedagoga da UPF Rosanita Vargas; a psicóloga e diplomada da Unoesc, Eloisa Bido; a advogada e professora da Unoesc, Elaine Chielle e a psicóloga Carine Lazzari. Participaram também as presidentes dos Centros Acadêmicos dos cursos de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste e Pinhalzinho, Fernanda Preuss e Kamila Rabuske; a presidente do Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo, Camilli Giongo e a presidente do Centro Acadêmico de Direito, Laura Kroth.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.