Página inicial O que acontece Unoesc promove lives sobre orientação profissional para 300 jovens do CIEE
Inserção Social Graduação São Miguel do Oeste São José do Cedro Pinhalzinho Maravilha

Unoesc promove lives sobre orientação profissional para 300 jovens do CIEE

A Unoesc São Miguel do Oeste promoveu uma semana de lives sobre orientação profissional para cerca de 300 jovens, que participam do Programa Aprendiz do Centro de Integração Empresa-escola (CIEE). Os jovens também tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o mundo universitário e as diversas possibilidades de bolsas de estudo. As palestras sobre orientação […]


A Unoesc São Miguel do Oeste promoveu uma semana de lives sobre orientação profissional para cerca de 300 jovens, que participam do Programa Aprendiz do Centro de Integração Empresa-escola (CIEE). Os jovens também tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o mundo universitário e as diversas possibilidades de bolsas de estudo. As palestras sobre orientação profissional foram ministradas pelos professores do curso de Psicologia, os psicólogos Álvaro Cielo Mahl e Anderson Schuck. As dúvidas sobre bolsas de estudo foram sanadas pela equipe do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE).

Segundo o professor Álvaro Cielo Mahl, ao longo do processo de escolha profissional, muitos jovens se deparam com uma série de dúvidas, normalmente, relacionadas a gostos, interesses pessoais e à compatibilidade destes com a formação em determinada área.

— Durante as lives, falamos do momento da escolha, das influências e dúvidas que surgem ao escolher o que fazer e quem ser no futuro. Além disso, demos orientações sobre os elementos para fazer a melhor escolha possível: pensar e refletir sobre o processo de autoconhecimento, buscar informação profissional, analisar o contexto do mercado de trabalho e a escolha propriamente dita — ressalta o professor.

A orientadora de aprendizagem do CIEE, Elaine Souza, destaca a importância das lives, para os alunos decidirem a profissão que querem seguir.

— Palestras e bate-papos como esses são importantes, para que os jovens possam refletir sobre suas escolhas profissionais, além de receberem orientação e suporte. A atividade também permitiu que os alunos conhecessem a Universidade, seus programas, a possibilidade de fazer aulas experimentais, conversar com coordenadores de cursos e saber mais sobre bolsas de estudo — avalia a orientadora de aprendizagem.

Com as lives, a estudante Ana Luiza Siebel, de 16 anos, teve a oportunidade de sanar dúvidas e se sentiu mais segura para tomar uma decisão

— A atividade me deixou mais confiante para tomar a decisão de qual profissão quero seguir. Além disso, pude ver que, independente da profissão desejada, posso ter uma grande realização pessoal e profissional —  conclui a jovem de São Miguel do Oeste.

Participaram da live jovens de 29 municípios do Estado de Santa Catarina: Pinhalzinho, São Miguel do Oeste, Bandeirante, Anchieta, Paraíso, Barra Bonita, Guaraciaba, Descanso, São José do Cedro, Princesa, Guarujá do Sul, Dionísio Cerqueira, Palma Sola, Maravilha, Romelândia, Cunha Porã, Tigrinhos, Riqueza, Palmitos, Caibi, Belmonte, Iporã do Oeste, Itapiranga, Mondaí, São João do Oeste, Tunápolis, Santa Helena, São Bento do Sul e Mafra.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.