Unoesc promove Seminário Desafios da Educação Pós – Pandemia e a Formação de professores
O curso de Pedagogia da Unoesc promoveu nos dias 11, 17 e 25 de novembro o Seminário institucional intitulado “Desafios da Educação Pós – Pandemia e a Formação de professores”, com a participação dos cursos de licenciatura da Unoesc de Capinzal, Campos Novos, São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê e Videira. Conforme explica o coordenadora dos cursos […]
Publicado em 02/12/2020
Por Unoesc
O curso de Pedagogia da Unoesc promoveu nos dias 11, 17 e 25 de novembro o Seminário institucional intitulado “Desafios da Educação Pós – Pandemia e a Formação de professores”, com a participação dos cursos de licenciatura da Unoesc de Capinzal, Campos Novos, São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê e Videira.
Conforme explica o coordenadora dos cursos de Licenciaturas da Unoesc Capinzal, professora Adriana Sernajoto, com a nova perspectiva de um cenário desafiador, profissionais de todas as áreas precisaram rever sua prática, reavaliar a maneira que vinham desenvolvendo seu trabalho e criar soluções rápidas e inovadoras para suportar esse novo momento delicado e atípico.
— Tendo em vista que a educação é primordial para uma sociedade, é imprescindível discutir os rumos da Educação Pós-pandemia, as tendências inevitáveis de tecnologias e novas metodologias de ensino aprendizagem que estão presentes em todos os níveis de ensino — destaca a professora.
Ainda, de acordo com Adriana, esta discussão torna-se fundamental para o processo de formação dos acadêmicos que estarão inseridos em um novo contexto escolar, necessitando o engajamento de todos em pontos importantíssimos desta nova perspectiva: refletir sobre o contexto educacional pós-pandemia, discutir sobre as perspectivas de formação de professores,e conhecer as normas excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública.
O evento contou com três noites, comandadas por professores/palestrantes experientes que trouxeram junto a suas explanações, riquíssimos enfoques destas temáticas como a professora Fernanda dos Santos Paulo, que trabalhou os “Desafios da formação docente na Pós-Pandemia: adeus ao ensino presencial? ”. Seguido dos professores Elton Luiz Nardi com a palestra “Diretrizes nacionais para a implementação de normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública: perspectivas e desafios” e das professoras Ana Cristina Coll Delgado e Carolina Machado Castelli Daliana Löffler que apresentaram a Mesa: Educação da infância na pandemia e pós-pandemia: quais perspectivas e provocações para a formação de professoras/es?
— Foram certamente momentos riquíssimos a todos os alunos envolvidos, que puderam ao final destes três dias absorver uma bagagem ainda maior sobre temas tão relevantes em nossa atualidade — finaliza a coordenadora.